Portugal tem vindo a assistir a um aumento de furtos de catalisadores e contadores. O objetivo dos ladrões é obter metais preciosos e semipreciosos como cobre, platina, paládio ou ródio.
Segundo as informações, este tipo de roubos tem acontecido tanto em espaços privados como públicos. No caso dos contadores de gás, o roubo pode levar a explosões.
De acordo com as autoridades, os furtos de catalisadores e contadores de gás ou água continuam a aumentar em todo o país. Ainda recentemente, numa operação levada pela PSP, foram apreendidos 507 catalisadores, aproximadamente 725 doses de cocaína e 100 doses de heroína, cinco viaturas, cerca de 74 mil euros em dinheiro, uma pistola de calibre 6,35mm e 805 kg de componentes de catalisadores já devidamente processados e avaliados em mais de 100 mil euros.
Os números oficiais indicam que, no ano passado, foram furtados cerca de 20 catalisadores de carros por dia. Estas peças automóvel são também compostas por metais preciosos ou semipreciosos como a platina, o paládio ou o ródio, que neste momento são extremamente caros e atingem valores até cerca de mil euros no mercado negro.
Dicas para prevenir o roubo de catalisadores
A GNR deixou recentemente algumas dicas nas redes sociais, para que os próprios cidadãos assumam uma postura mais vigilante. Assim, como dicas, a GNR refere que se:
- Evite estacionamentos em locais isolados ou com má iluminação;
- Sempre que possível, tente anotar os dados de veículos suspeitos e estranhos na zona;
- Tenha sempre disponível os números de telefone da força Policial da área da sua residência;
Há cerca de três semanas, uma fuga de gás provocou uma explosão num prédio de oito andares no concelho da Amadora. O incidente fez um total de 15 feridos e o rebentamento terá sido provocado pelo roubo de uma válvula num contador de gás natural.
Este tipo de situações tem levado as autoridades locais a apelar à população que se mantenha vigilante e que faça chegar à PSP ou GNR informações que ajudem na identificação dos autores dos furtos.