Muito sem tem falado sobre a descarbonização e o avanço cada vez mais rápido para veículos elétricos. Além deste cenário, há ainda a cada vez mais frequente utilização de comboios para grandes distâncias.
Em Portugal, na maioria das linhas ainda circulam comboios a “baixa velocidade”, mas o novo Plano Ferroviário Nacional traz profundas mudanças.
Plano Ferroviário Nacional: comboio vai “competir” com avião e automóvel
O Plano Ferroviário Nacional, lançado esta quinta-feira para discussão pública, prevê a linha de alta velocidade a servir as 10 maiores cidades do país, competindo com o avião e o automóvel, bem como várias ligações a Espanha.
No final de tudo isto, nós ficaríamos com o serviço de alta velocidade a servir 10 maiores cidades do país”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho responsável pelo Plano Ferroviário Nacional (PFN), Frederico Francisco, apresentado esta tarde no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.
No plano, que recebeu mais de 300 contributos de participação pública, está prevista uma nova linha Évora-Elvas, que já está em curso, que permitirá criar condições para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.
Prevê ainda as linhas de alta velocidade Porto-Lisboa, Porto-Vigo e uma nova linha Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso.
Em estudo está também a ligação de alta velocidade Lisboa – Algarve, com duas alternativas, que passam pela modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos, ou um novo eixo que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa – Faro inferior a duas horas, segundo revela a Lusa.