A aposta no segmento dos veículos elétricos é cada vez mais forte por parte dos grandes players da área automóvel. As ofertas neste mercado são cada vez mais e todo o ecossistema tem vindo a crescer… tanto ao nível da rede de carregamentos, como suporte, como ao nível das peças, etc.
Relativamente a peças para veículos elétricos soube-se recentemente que a Autoeuropa vai começar a produzir algumas para o grupo Volkswagen.
A Autoeuropa vai começar a produzir, já em maio, para-lamas, capôs e tampas da torre do amortecedor dos novos automóveis elétricos do grupo Volkswagen, revelou o Diário de Notícias esta segunda-feira. Para já, a fábrica portuguesa está fora dos planos de reconversão para a montagem dos novos veículos.
Segundo as informações as peças que irão ser produzidas na fábrica portuguesa vão fazer parte do ID, o primeiro modelo do grupo alemão que irá utilizar a plataforma MEB. Esta plataforma é exclusiva para automóveis elétricos. As peças irão também servir para o ID Crozz, o primeiro desportivo elétrico (SUV), que começará a ser montado a partir de maio do próximo ano.
Só no ano passado a Autoeuropa produziu 20,3 milhões de peças e faturou 23,07 milhões de euros com este material. Nesta área, há uma equipa de 340 trabalhadores que fabrica peças para vários modelos do grupo Volkswagen, inclusive para as marcas Audi, Porsche ou Seat.
A indústria de componentes dá emprego a 55 mil pessoas em Portugal, segundo a AFIA (Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel). Uma fatia de 98% dos carros vendidos na Europa têm pelo menos uma peça fabricada em Portugal, desde os interiores de carros de luxo, como a Porsche, Ferrari e Jaguar, aos inúmeros componentes de motor, direção, painéis e pneus, passando pelos avançados head-up display de Mercedes, BMW e Audi.