O que não faltam, no nosso quotidiano, são formas de gerar energia verde, sendo apenas necessária criatividade. Afinal, o metro de Paris recorreu aos torniquetes, revolucionando a forma como a energia é gerada.
O metro de Paris e a Iberdrola juntaram-se para levarem a cabo uma iniciativa inovadora. A ideia, testada num emblemático sistema de transporte, revolucionou a forma como a energia é gerada.
A parceria criou o conceito de torniquetes eólicos subterrâneos e visou aproveitar o movimento constante dos passageiros numa estação de metro para gerar energia limpa. Os sistemas foram instalados na estação de Miromesnil, no coração de Paris.
De facto, que não nos falte a criatividade, pois foi ela que, a partir da colaboração da Iberdrola com um grupo de estudantes de engenharia, motivou o desenvolvimento de um mecanismo que utiliza os princípios das turbinas eólicas tradicionais para converter o fluxo de passageiros em energia renovável.
Cada vez que um passageiro passar por uma destas turbinas eólicas, gerará uma pequena quantidade de energia através da rotação da turbina subterrânea inspirada num mecanismo de relógio.
Apesar de a energia gerada por uma única pessoa ser residual, a acumulação ao longo do dia e do ano pode ser impressionante. Durante o período em que os primeiros protótipos foram instalados na estação de Miromesnil (entre 15 e 16 de junho de 2022), mais de 27.000 passageiros geraram 2.160 megawatts de energia, posteriormente utilizada para alimentar os ecrãs da estação.
Se extrapolarmos estes números para uma escala anual, traduzem-se na produção de aproximadamente 400 MW.
A abordagem inovadora da iniciativa não procura apenas a produção de energia, mas também a sensibilização e a participação do público na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis.
Os responsáveis pelo projeto manifestaram vontade de envolver as pessoas na resposta aos desafios da sustentabilidade energética.
Na sua perspetiva, a possibilidade de interagir diretamente com uma fonte de energia renovável na sua rotina diária pode ter um impacto significativo na mentalidade das pessoas relativamente ao consumo e à produção de energia.
A ideia dos torniquetes eólicos não se ficará pelo metro de Paris, prevendo-se o alargamento do projeto a outras cidades na Europa, começando por Madrid, em Espanha.