Atualmente existem vários tipos de radares. Há radares fixos, móveis, aéreos… cujo objetivo é tentar reduzir a sinistralidade nas estradas à escala mundial. Já ouviu falar no radar de velocidade aéreo Pegasus?
Portugal tem imensos radares, mas nesta área na nossa vizinha Espanha também não se facilita. A Direção-Geral de Trânsito (DGT) de Espanha tem no terreno vários tipos de controlos de velocidade. Segundo informações, em Espanha existem mais de 400 radares que são geridos pela Direção Geral de Trânsito (DGT).
Por exemplo, existe um sistema conhecido como “radares em cascata” que consiste em colocar um cinemómetro móvel (radar móvel) após o radar fixo para detetar a velocidade dos infratores. Sempre que um condutor tentar “enganar” o radar fixo, o radar móvel tratará de registar a velocidade para depois aplicar uma multa ao infrator.
Pegasus são instalados em helicópteros..
Os radares Pegasus são um tipo de radar utilizado pela Direção-Geral de Tráfego (DGT) na Espanha para vigilância e controlo de velocidade nas estradas. Estes radares diferenciam-se dos radares fixos e móveis tradicionais pelo facto de serem instalados em helicópteros. Assim, têm uma visão aérea dos veículos em circulação, o que garante várias vantagens face a outros equipamentos.
Os radares Pegasus utilizam tecnologia avançada para medir a velocidade dos veículos. São capazes de operar em diferentes condições climáticas e possuem um alto grau de precisão.
Além do controlo de velocidade, os radares Pegasus também podem ser utilizados em operações especiais de vigilância e controlo de tráfego, como monitorização de eventos e controle de fluxo em situações de emergência.
Segundo as informações, podem operar a uma altura entre os 300 e os 700 metros. Além disso, conseguem detetar infratores que circulem a velocidades entre os 80 e os 360 km/h.