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O seu carro necessita de AdBlue? Não há boas notícias…

Se tem um carro recente a diesel certamente que já ouviu falar no líquido Adblue. Na prática, os novos motores Diesel Euro 6 possuem um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction) que utiliza AdBlue para limitar as emissões de óxido de azoto.

No entanto, face ao aumento dos preços da energia, a produção de AdBlue tem vindo a ser reduzida. Os preços vão aumentar… e haverá também escassez desta solução aquosa.


Falta de AdBlue pode afetar transporte de mercadorias

O AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que atua sobre os gases de escape dos motores de veículos pesados como conversor catalítico para reduzir as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) gerados nos processos de combustão.

Esta solução surgiu como resposta ao controlo das emissões poluentes. As normas Euro 6 servem para limitar mais as emissões poluentes expelidas pelos automóveis.

Segundo a Reuters, a SKW Piesteritz, que é a maior empresa produtora de ureia da Alemanha, parou a produção e estará muito perto de esgotar as reservas de AdBlue. Também a BASF, irá reduzir a produção de amónia (químico usado para produzir  fertilizantes, fabricação de plásticos, têxteis, explosivos e AdBlue para motores). Com a falta de AdBlue, o transporte de mercadorias é também ameaçado.

O Adblue resulta da dissolução de ureia com água desmineralizada, é injetado diretamente no sistema de escape do veículo.

O consumo deste líquido depende de diversos fatores, entre eles, a temperatura de funcionamento do sistema, a temperatura ambiente do automóvel e as suas características. A estimativa de consumo é cerca de 1,5 a 2,5 litros por cada 1.000 km.

O Adblue é fácil de ser aplicado e, normalmente, o bocal de enchimento está localizado junto à entrada do combustível, de lado, ou no lugar do pneu sobressalente.

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