Foi a 6 de julho que passou a ser obrigatório os automóveis terem um sistema ISA (Intelligent Speed Assistance), ou seja, um assistente de velocidade inteligente e também um estilo de caixa negra. Este sistema, que vai passar a equipar os automóveis, é idêntico ao que já existe nos aviões.
O objetivo vai ser permitir a reconstituição em caso de acidente rodoviário, facilitando o apuramento de responsabilidades.
Caixa Negra irá registar dados de telemetria…
Segundo o Automóvel Clube de Portugal (ACP), nos automóveis, a caixa negra irá registar vários dados de telemetria, tais como:
- A pressão no acelerador ou as rotações do motor;
- O ângulo de viragem e a velocidade angular em graus;
- A velocidade nos últimos 5 segundos;
- O recurso aos travões;
- A direção do Delta V (aceleração positiva ou negativa);
- A ativação dos airbags e pré-tensores dos cintos;
- O uso dos cintos de segurança e as dimensões dos ocupantes;
- A variação da velocidade à qual o veículo foi submetido após o impacto;
- A aceleração longitudinal em metros por segundo ao quadrado.
Atualmente, recorre-se a serviços de peritagem para se perceber se o condutor circulava em excesso de velocidade antes do acidente. Com a caixa negra, este serviço deixa de ser necessário, uma vez que o veículo fornecerá essa informação.
A União Europeia pretende que toda esta informação seja utilizada apenas em caso de acidente para se garantir a privacidade dos ocupantes. Além das medidas indicadas, desde o dia 6 de julho que os automóveis necessitam de obrigatoriamente:
- Assistente inteligente de velocidade;
- Assistente de manutenção na faixa de rodagem;
- Atualização do Crash-Test frontal (toda a largura do veículo) e cintos de segurança melhorados;
- Câmara traseira ou sistema de deteção;
- Detetor de Sonolência e Distração;
- Pré-instalação de Alcoolímetro bloqueador de ignição;
- Proteção dos ocupantes – impactos contra poste;
- Registo de dados em caso de acidentes (caixa negra);
- Sistema de Paragem de Emergência;
- Travagem autónoma de emergência;
- Zona de impacto da cabeça alargada para peões e ciclistas, e vidro de segurança
A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade e outros sistemas – ver aqui. Segundo o que foi referido, é objetivo reduzir as colisões em cerca de 30% e as mortes por acidentes rodoviários em 20%.