Embora associemos o petróleo a apenas algumas coisas específicas, como a mobilidade e a eletricidade, a verdade é que ele está largamente presente na nossa vida, no nosso quotidiano. Faz ideia de tudo aquilo que implica a utilização do petróleo?
Quer seja como combustível ou como matéria-prima, o petróleo é parte integrante da nossa vida e está presente num sem número de coisas – tantas que é complicado acompanhar.
De facto, apesar das tentativas levadas a cabo para esverdear o mundo e a atividade humana, a verdade é que, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), é provável que este combustível ainda assegure o seu lugar cativo durante as próximas décadas.
Historicamente, o petróleo tem sido a fonte de energia mais consumida em termos do consumo de energia anual total nos Estados Unidos da América. Os produtos petrolíferos são utilizados para impulsionar veículos, aquecer edifícios e produzir eletricidade.
Além disso, no setor industrial, a indústria petroquímica utiliza o petróleo como matéria-prima para dar forma a produtos como plásticos, poliuretano, solventes e centenas de outros bens intermédios e de consumo final.
Para clarificar as pessoas, a AIE disponibilizou uma infografia, na qual destaca 72 utilizações deste combustível, no quotidiano:
Embora a principal utilização do petróleo seja o combustível, e os seus derivados sejam frequentemente utilizados para gerar eletricidade, existem, conforme constata a imagem acima, muitas outras utilizações.
Para ver a infografia com mais qualidade, aceda aqui.
Leia também: