Estão a assumir cada vez mais relevância nas cidades por este país. Estes veículos elétricos, como as scooters ou as trotinetes, já são relevantes e parece haver cada vez mais apostas. Desta forma, a imaginação toma conta dos criadores e os monociclos começam a ser uma opção a ter em conta.
Vamos conhecer mais uma proposta, a Kiwano KO1 +.
A mobilidade que oferece uma scooter “inteligente” da Kiwano
A primeira versão deste veículo foi lançada em 2017. A scooter de roda monolítica KO1 – uma espécie de cruzamento entre um Segway e um Solowheel – oferecia um alcance de 32 km e uma velocidade máxima de 30 km/h. Agora, o KO1 + tem um visual muito parecido com o original, mas é um animal bem diferente.
Esta nova proposta da Kiwano apresenta baterias de iões de lítio da Panasonic à prova de fogo. Estas encontram-se arrumadas na haste do guiador da scooter.
Em termos de autonomia, esta permite ao utilizador usufruiu durante 40 quilómetros dos seus serviços. No capítulo do motor, esta proposta traz uma unidade de 1000 Watt, que permite uma velocidade máxima de 19 km/h. Desta forma, a segunda e mais recente versão, está mais lenta que a primeira, embora que agora poderá enfrentar subidas com uma inclinação até 20%.
Construída para ser leve e resistente
Construída a partir de fibra de carbono, policarbonato e liga de zinco, o usar dá uma sensação Premium, segundo afirma a marca. Traz certificação IP54 para resistir aos eventos meteorológicos e ser um veículo durável. Além disso, a KO1 + vem equipada com um pneu robusto que está pronto para a rolar no asfalto, relva, areia e outros pavimentos que todos os dias obrigam o utilizador circular.
O braço de suspensão permite transferir alguns impactos para a estrutura e evitar que sejam as costas a aguentar.
A empresa equipou a scooter com um sistema que a mantém sempre em pé. Ao passo que os sensores, que equipam o veículo, permitem ao utilizador uma adaptação simples. Este para dar início à marcha deve inclinar-se para a frente. Posteriormente, para abrandar e parar, volta à posição inicial. Traz um pedal de cada lado para que possa transportar uma pessoa e esses pedais permitem dar a direção à roda.
Portanto, ao que parece, o equipamento está muito bem conseguido, pelo menos as hipóteses assim permite avaliar. Vem equipada com LEDs de aviso, traz suporte para colocar uma câmara de ação, no guiador existe um mostrador com botões de indicação de mudança de direção, informação da velocidade, informação da inclinação, informação da bateria, nível de inclinação e o modo de utilização. No final, o botão de ligar e desligar o equipamento.
Software que controla alguns dados do veículo
Estamos no tempo das aplicações, da estatística e do controlo remoto. Assim, era de esperara que este veículo pudesse igualmente ter algum tipo de ligação sem fios ao smartphone. Via Bluetooth, a empresa faz atualizações regulares de firmware para os processadores de bateria e motor, além disso, o software permite saber o caminho por onde rola esta scooter, além de muitas outras informações mais técnicas.
Em resumo, estas são as especificações técnicas da Kiwano KO1 +
- Motor: 1000 Watts
- Bateria: 52 V 320 Wh (não removível)
- Velocidade máxima: 20 km / h
- Alcance: 40 km
- Peso: 16 kg
- Quadro: fibra de carbono
- Capacidade de carga: 120 kg
- Travões: trava com o motor
- Pneus: 8.5 “airless
- Suspensão: Sim
- Ângulo de subida: até 20%
- Extras: suporte, farol e luz traseira, velocímetro LED e medidor de bateria, aplicações iOS / Android para ajustes de calibração e configurações, capacidade de controlo remoto através da app.
E o preço?
Não podemos deixar de revelar o custo deste meio de transporte. Assim, se quiser comprar este veículo elétrico, terá de desembolsar cerca de 900 euros. Para o material que traz o equipamento, não está nada mau o preço.