Os rumores foram sendo reforçados, prevendo-se uma novidade assinada pela Tesla. Agora, a empresa revelou uma versão renovada do seu modelo mais vendido, o Model Y, na China.
Lançado pela primeira vez em 2020, o Tesla Model Y tornou-se o carro elétrico mais vendido, na China (e no mundo), em 2023. No entanto, passou para o segundo lugar nos primeiros 11 meses de 2024, perdendo para o BYD Qin Plus.
De acordo com o China EV DataTracker, a Tesla vendeu 418.428 unidades, no país asiático, de janeiro a novembro. Por isso, apressou-se a lançar uma nova variante do seu bestseller.
Design do novo Model Y
O veículo possui uma nova frente com uma fina tira LED semelhante à dos modelos Cybertruck e Cybercab. Além disso, a traseira foi atualizada com farolins em forma de “C”.
O design geral é mais elegante, com uma nova barra de luz esticada na parte traseira, ligando os farolins e a substituição do logótipo por texto “Tesla”. Está disponível uma nova cor Azul Glaciar.
Juniper é (ainda) mais tecnológico
A Tesla entrega, com este modelo, na China, mais tecnologia. Nomeadamente, ventilação dos assentos, monitor para os passageiros traseiros, novo volante, melhoria na acústica interna com vidros laminados para reduzir o ruído, iluminação ambiente no interior, câmara no para-choques frontal, e uma experiência de condução mais confortável.
O sistema de som foi melhorado e inclui altifalantes escondidos. A eficiência energética parece, também, ter sido melhorada, embora detalhes específicos sobre isso ainda não tenham sido revelados.
Além de ser possível rebater os bancos pelos botões da mala, passa a ser possível levantá-los através de um botão.
Desempenho
Embora não haja uma menção específica sobre alterações nos motores ou na velocidade de carregamento para a versão padrão, os rumores sugerem que a versão Performance pode ter um aumento de potência. A suspensão foi redesenhada para conferir mais conforto.
Os modelos disponíveis são os seguintes:
- Tração traseira – 466 km autonomia – 201 kph – 5,9 s 0-100
- Long Range Dual motor – 551 km autonomia – 201 kph – 4,3 s 0-100
A versão limitada de lançamento denominada “Launch Edition” inclui:
- Emblema na mala;
- Luz de boas-vindas nas portas com emblema;
- Soleiras;
- Marca d’água no carregador sem fios;
- Interior preto em camurça preta;
- O Dual Motor com Acceleration Boost.
Atualmente, a Tesla enfrenta uma forte concorrência da BYD, a principal fabricante de veículos elétricos da China, e da Xiaomi, que ganhou força com o seu SU7. Ambas criam carros tecnologicamente avançados que agradam aos clientes.
Por isso, a fabricante americana procura fazer-lhes frente, melhorando os modelos que já possui e, além disso, diversificando o seu catálogo.
Com entregas previstas para março, o preço do Model Y começa nos 263.500 yuan (cerca de 34.900 euros).