Tal como já tínhamos revelado, há novidades nas matrículas dos carros. Hoje foi aprovado o decreto-lei que altera o regulamento do número e chapa de matrícula, o código da estrada e o regulamento da habilitação legal para conduzir.
As novas chapas de matrícula, têm novas combinações de carateres e adotam um formato que simplifica a sua produção. Saiba como vão ser.
O número de matrícula dos automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos e ciclomotores é atualmente constituído por dois grupos de dois algarismos e um grupo de duas letras, sendo os grupos separados entre si por traços. Assim, posicionam-se ao longo do tempo da seguinte forma:
- “AA-00-00” – matrículas atribuídas até 29 de fevereiro de 1992;
- “00-00-AA” – matrículas atribuídas a partir de 1 de março de 1992;
- “00-AA-00” – matrículas atribuídas a partir do fim da utilização do modelo referido na alínea anterior e série usada atualmente.
Novas matrículas dos carros
Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova combinação terá uma maior longevidade. Isto porque serão usadas, pela primeira vez, as letras Y, K e W nas matrículas portuguesas. Como se pode ver na imagem seguinte, as novas matrículas serão constituídas por um grupo de duas letras, seguido de um grupo de dois algarismos e outro grupo de duas letras. A separação é feita através de traços.
Adicionalmente, foi alterado o regime de emissão, revalidação, substituição, segundas vias e trocas de títulos de condução nacionais e estrangeiros, que passam a poder ser prestados nos Espaços Cidadão, pelos trabalhadores que prestam o atendimento do serviço.