Pplware

Portugal: Nissan vai recolher modelos Qashqai de 2017

Se é proprietário de um Qashqai de 2017 então fique a saber que o seu veículo vai ser recolhido. As informações são de um representante da marca que informou à Direção Geral do Consumidor. existir um problema ao nível da etiqueta VIN (Número de Identificação do Veículo).

O número VIN ou número de chassis é um número identificativo único e exclusivo que identifica cada veículo do mercado.


Segundo informações da Direção Geral do Consumidor, o representante da marca Nissan, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelo Qashqai, produzidos entre 05/06/2017 e 05/10/2017, porque…

a etiqueta VIN contém informações incorretas do Peso Máximo Combinado (GCW) para veículos com transmissão Manual e CVT. Nesta condição, o veículo pode registar uma perda de capacidade do reboque (veículos com transmissão Manual) ou exceder a capacidade do reboque (veículos com transmissão CVT)

O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 115 veículos existentes no mercado nacional serão contactados através de carta, registada com aviso de receção, para que nestes veículos se possa “(…) substituir a etiqueta VIN.”

Qual é o significado dos diferentes caracteres do VIN?

Os caracteres que compõem o VIN devolvem uma informação específica mediante a posição que ocupem.

Cada caratere tem um significado diferente dependendo da posição em que se encontre:

 

De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde maio de 2018.

A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.

Exit mobile version