Se é proprietário de um Qashqai de 2017 então fique a saber que o seu veículo vai ser recolhido. As informações são de um representante da marca que informou à Direção Geral do Consumidor. existir um problema ao nível da etiqueta VIN (Número de Identificação do Veículo).
O número VIN ou número de chassis é um número identificativo único e exclusivo que identifica cada veículo do mercado.
Segundo informações da Direção Geral do Consumidor, o representante da marca Nissan, em Portugal, deu conhecimento de uma campanha de recolha de alguns veículos de passageiros, modelo Qashqai, produzidos entre 05/06/2017 e 05/10/2017, porque…
a etiqueta VIN contém informações incorretas do Peso Máximo Combinado (GCW) para veículos com transmissão Manual e CVT. Nesta condição, o veículo pode registar uma perda de capacidade do reboque (veículos com transmissão Manual) ou exceder a capacidade do reboque (veículos com transmissão CVT)
O referido representante indicou, ainda, que os proprietários dos cerca de 115 veículos existentes no mercado nacional serão contactados através de carta, registada com aviso de receção, para que nestes veículos se possa “(…) substituir a etiqueta VIN.”
Qual é o significado dos diferentes caracteres do VIN?
Os caracteres que compõem o VIN devolvem uma informação específica mediante a posição que ocupem.
- Posição 1: País de fabrico ou montagem.
- Posição 2: Marca do veículo.
- Por exemplo, (A) Audi, (B) BMW, (D) Mercedes Benz, (F) Ford, (V) Volkswagen, (T) Toyota, etc.
- Posição 3: Fabricante.
- Posição 4-7: Características do veículo, o tipo de chassis, de motor, etc.
- Posição 8: Faz referência aos sistemas de retenção, como airbags ou cintos de segurança.
- Posição 9: Código de verificação.
- Posição 10: Ano de fabrico.
- Posição 11: Fábrica onde foi feita a montagem.
- Posição 12-17: Número de produção do fabricante.
Cada caratere tem um significado diferente dependendo da posição em que se encontre:
- O WMI (World Manufacturer Identifier) possibilita a identificação do fabricante do veículo.
- O VDS (Vehicle Descriptor Section) revela a informação técnica do carro. Cada fabricante possui o seu próprio código, pelo que para conhecer-se o seu significado é necessário dirigir-se à própria marca.
- VIS (Vehicle Identifier Section) permite, entre outras propriedades, conhecer o ano de fabrico do carro. O 10º dígito contém essa informação.
De acordo com a obrigação geral de segurança estipulada no Decreto-Lei n.º 69/2005, de 17 de março, o mencionado operador económico informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC) de que a campanha de recolha está em curso desde maio de 2018.
A DGC no desempenho das suas funções, enquanto Ponto de Contacto nacional do Sistema RAPEX (Sistema Europeu de Alerta Rápido para produtos perigosos, não alimentares), transmitiu estas informações às autoridades nacionais de fiscalização do mercado e à Comissão Europeia.