O mercado dos veículos elétricos está ao rubro. Para além das ofertas mais tradicionais que temos visto, outras marcas procuram destacar-se. Trazem designs e alternativas com melhor desempenho.
Um exemplo dessa realidade quase alternativa surgiu esta semana com a Cybertruck da Tesla. As suas linhas são de tal forma diferentes do habitual que o CEO da Nikola veio a público oferecer um design mais realista para esta nova pickup.
Uma oferta da Nikola a Elon Musk
Por muito que se entenda o design da nova pickup da Tesla, há que admitir que as suas linhas são diferentes do esperado. Apelam para uma maior racionalização do que é oferecido e longe do que é entendido como normal nesta linha de produtos.
É de tal forma diferente que Trevor Milton, o CEO da Nikola, veio a público fazer uma surpreendentemente oferta a Elon Musk. Revelou que mesmo não sendo a sua linha de negócio, ofereceu à Tesla uma proposta de design mais abrangente para o mercado.
Hey @elonmusk we don't build cars or trucks, but I'm happy to donate this truck design if your team wants to hit a broader market. My team designed it just in case and I'm happy to let you build it since we won't. Let me know and we can talk pic.twitter.com/c5PaHFXTEe
— Trevor Milton (@nikolatrevor) 22 de novembro de 2019
Uma pickup com linhas muito mais tradicionais
Com linhas muito mais tradicionais, a proposta da Nikola é apenas um dos muitos estudos que a marca tem feito no passado. As suas propostas focam-se nos camiões e nos veículos de todo-o-terreno, bem como outros dedicados à aventura.
Esta é claramente uma tentativa de ataque a Elon Musk, à Tesla e até à Cybertruck. Procura ofuscar o impacto que teve no mercado e nos potenciais consumidores. Estes estão a aderir de forma total a esta nova proposta da Tesla.
Fãs da Tesla vieram defender a marca e a sua proposta
Claro que os seguidores da Tesla e de Elon Musk no Twitter vieram rapidamente defender a marca. Alegaram que a Nikola não tem experiência na área e que por isso esta proposta é disparatada.
O próprio Trevor Milton teve de se defender de acusações de ser ofensivo. Rapidamente veio a público insistir que a sua oferta era real. Revelou que em momento algum quis ser ofensivo para a marca de Elon Musk.
I was truly being kind. I could have sold that design for a ton of money and any other OEM would have ran with it. I drive a Model S and don't harbor any bad feelings.
— Trevor Milton (@nikolatrevor) 22 de novembro de 2019
Marca defende o design e tudo o que criou para o mercado
É pouco provável que a Tesla venha a mudar o design da sua Cybertruck ou aproveitar esta proposta. A nova pickup é muito mais que as suas linhas. O seu desempenho revela igualmente que está preparar-se para conquistar o mercado.
A Tesla não é conhecida por seguir os padrões que a indústria impõe. Procura criar as suas propostas únicas e que entende serem as corretas. Isso, aliás, está presente em todos os modelos da marca e, principalmente, nesta nova proposta.