NASA a testar “taxis voadores”? Falar em táxis voadores parece uma ideia futurista. No entanto, são já várias as empresas que se têm dedicado à investigação e desenvolvimento deste meio de transporte.
A NASA iniciou testes de voo na segunda-feira com a aeronave totalmente elétrica de descolagem e pouso vertical (eVTOL) da Joby. Saiba qual o objetivo.
Esta é a primeira aeronave eVTOL testada pela NASA
Estamos perto de ter táxis voadores a circular, com importantes startups de eVTOL, acrónimo para Vertical Take-Off and Landing ou veículos de descolagem e aterragem Vertical, a apostar forte neste tipo de meio de transporte.
Esta é a primeira vez que a NASA está a testar uma aeronave eVTOL. Num futuro próximo, as aeronaves eVTOL podem servir como táxis aéreos para aqueles que estão nas cidades e arredores de todo o país, adicionando outro meio de transporte para o transporte de pessoas e mercadorias.
O objetivo da NASA é analisar o desempenho do veículo e dados acústicos para uso na modelagem e simulação de futuros conceitos de espaço aéreo. Este teste ajudará a identificar lacunas nos regulamentos e políticas atuais da Federal Aviation Administration para ajudar a incorporar aeronaves AAM no Sistema Nacional de Espaço Aéreo.
Os testes do eVTOL tiveram início a 30 de agosto, na Califórnia, e irão prolongar-se até dia 10 de setembro. A Joby Aviation, empresa aeroespacial com sede no estado, pretende lançar o seu serviço de táxi aéreo já em 2024, mas tem de cumprir os requisitos estabelecidos pela Federal Aviation Administration (FAA). Estes testes agora realizados pela NASA, são um passo nessa direção.