Pplware

Mercedes-Benz recolhe 1.3 milhões de carros por falha no sistema de emergência eCall

Cada vez mais os carros que usamos estão recheados de tecnologia. Esta serve para melhorar a sua utilização, mas também para garantir a segurança dos condutores e dos ocupantes das viaturas. São muitas vezes sistemas silenciosos e que funcionam de forma independente.

A Mercedes-Benz está agora a braços com um problema no seu sistema eCall, o que obriga à recolha de 1,3 milhões dos seus carros. Esta falha é grave e pode levar a que a ajuda necessária não seja enviada para os locais necessários.


O sistema eCall garante aos utilizadores dos carros da Mercedes-Benz e de outras marcas o apoio de emergência necessário. De forma automática, detecta acidentes e reporta-os para o sistema de emergência, que depois envia a ajuda necessária.

O que se sabe agora é que um colapso temporário da fonte de alimentação do módulo de comunicação causado por um acidente pode levar à posição incorreta do veículo durante uma potencial chamada de emergência. A marca revelou que outras funções da função de chamada de emergência automática e manual permanecem totalmente operacionais.

Para resolver esta questão, a Mercedes-Benz vai agora recolher os 1,3 milhões de carros afetados. Com uma simples atualização de software, a marca vai garantir que o sistema eCall reporta a localização precisa dos carros em caso de acidente e se estes necessitarem de apoio.

Do que foi revelado, este problema afeta todos os veículos vendidos entre 2016 e 2021 nos EUA. Os modelos afetados são os seguintes: CLA-Class, GLA-Class, GLE-Class, GLS-Class, SLC-Class, A-Class, GT-Class, C-Class, E-Class, S-Class, CLS-Class, SL-Class, B-Class, GLB-Class, GLC-Class e G-Class.

A descoberta deste problema terá acontecido no ano passado. Ao investigar um acidente ocorrido na Europa em 2019, foi descoberto que o seu sistema automático eCall tinha uma falha. Na altura da avaliação, foram descobertos vários casos em que o sistema tinha transmitido uma localização errada do carro.

Para resolver o problema, a Mercedes-Benz irá contactar os seus clientes. O problema será resolvido com uma simples visita à oficia ou através de uma atualização a ser feita via OTA. Esta correção trará assim mais segurança aos carros da marca.

Exit mobile version