Como diz o ditado popular, “anda meio mundo a enganar outro meio”. Depois do escândalo Dieselgate, do grupo Volkswagen, outras marcas têm assumido também irregularidades na sua ação. A mais recente foi a Toyota.
Modelos em causa da Toyota: Land Cruiser Prado, Land Cruiser 300, Hilux, Fortuner e a carrinha Hiace
De acordo com as informações mais recentes, a Toyota assumiu que a filial Toyota Industries Corporation (TICO) cometeu várias irregularidades nas medições de potência de três motores a gasóleo. Estes motores estão instalados em 10 dos modelos da marca veículos vendidos a nível mundial.
Em comunicado a marca japonesa já veio referir que decidiu suspender temporariamente as exportações dos motores e dos modelos equipados com os mesmos componentes.
No que diz respeito a motores, estão em causa os modelos Land Cruiser Prado, o Land Cruiser 300, a Hilux, o Fortuner e a carrinha Hiace.
A empresa pede desculpas pelos “incómodos e preocupações causados” e refere que “Não é necessário deixar de utilizar os motores ou os veículos”. Segundo é referido, as irregularidades consistiam no facto de, durante os testes de certificação, a Toyota Industries Corporation (TICO) medir o desempenho da potência utilizando um programa de computador diferente do utilizado na produção em série, mostrando resultados que apresentavam menos variações.
Este é mais um problema, de escala global, que se junta a uma série de irregularidades relacionadas com o controlo da qualidade dos veículos da Toyota.