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Centro de Madrid: Carros portugueses só entram com convite

Como temos vindo a acompanhar, há várias cidades europeias a implementar proibições à circulação de carros poluentes. O objetivo é tornarem-se mais “ecológicas”, diminuindo o tráfego e garantindo uma melhor qualidade do ar.

Em 2018 informámos que Madrid já tinha planos para banir a circulação de carros poluentes. As novas medidas entraram em vigor no passado dia 24 de abril.


Foi na passada quarta-feira que entrou em vigor uma nova lei na cidade Madrid, obrigando os veículos a terem um dístico ambiental da Direção Geral do Trânsito (DGT). A DGT recomenda o uso do dístico no resto da Espanha, no entanto, atualmente não é obrigatório.

Quais os carros que têm de ter o distintivo?

Todos, exceto os a gasolina registados antes de 2000, a diesel antes de 2006 e motocicletas antes de 2000, que são considerados os mais poluidores e enquadram-se na categoria A. Estão também isentos aqueles que são considerados “modelos históricos”.

As multas para os condutores de veículos que circulem sem dísticos podem chegar aos 100 euros. Existem 4 diferentes distintivos.

Entrada de carros com matrícula portuguesa em Madrid

Segundo o JN, de acordo com a Câmara de Madrid, “os veículos com matrícula portuguesa poderão circular sem problemas em todo o município, exceto na área de Madrid Central e quando se ativam os episódios de alta poluição”.

Na zona de circulação prioritária Madrid Central os portugueses só poderão entrar se conduzirem um veículo elétrico ou mediante um convite emitido por um residente, que tem a duração de um diaNo caso de portugueses que precisem deslocar-se de carro ao centro da cidade por motivos de trabalho, poderão fazê-lo através de um convite emitido por parte das associações de comércio, restauração ou hotelaria com as quais tenham relações comerciais. Contudo, aconselha-se evitar a entrada do veículo, exceto se este for “imprescindível para o desenvolvimento da sua atividade profissional”, indicou ao JN a mesma fonte.

Os veículos com matrícula portuguesa estão sujeitos igualmente às restrições de trânsito aplicadas na via M-30 e seu interior quando se superam os níveis de dióxido de nitrogénio. 

De acordo com as informações da própria autarquia, o objetivo é a redução da poluição em 40% e a diminuição do tráfego em 37%, para que seja mais agradável aos peões andarem na zona, que também ficará mais bem preparada para as bicicletas e outros meios de transporte sustentáveis.

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