Os veículos elétricos têm vindo a ganhar extrema importância. Numa política de melhoria ambiental, este tipo de veículos leva vantagem sobre os veículos de motor a combustão, uma vez que as emissões destes são substancialmente inferiores.
Em breve a cidade de Lisboa vai receber 10 camiões elétricos para recolha de lixo que foram produzidos pela fábrica da Mitsubishi do Tramagal.
Amesterdão, Berlim, Londres, Nova Iorque, Tóquio e Lisboa são as 6 cidades que vão receber camiões totalmente elétricos para a segunda fase de testes do Fuso eCanter. Segundo Francisco Geraldes, diretor-geral da Mitsubishi Bergé Portugal, no total foram 100 as unidades produzidas no Tramagal, em Abrantes, para serem testadas em todas as cidades que integram o projeto, à exceção de Tóquio.
No caso de Lisboa, as viaturas serão entregues já esta sexta-feira e devem ser utilizadas para a recolha de resíduos e objetos de grande volume. Cada camião vem equipado com baterias que asseguram 100 quilómetros de autonomia. A comercialização do Fuso eCanter apenas deverá iniciar-se em finais de 2019 ou início de 2020.
Em declarações ao Jornal de Negócios, a Mitsubishi considera que será pioneira na introdução de viaturas totalmente elétricas no segmento de veículos de trabalho.
Entre as vantagens da eletrificação dos veículos para trabalho em centros urbanos, Francisco Geraldes considera que “a redução da poluição e do ruído“, são fatores que considera “muito importantes” para a qualidade de vida nas cidades.
O CEO da empresa considera ser prematuro avançar com uma estimativa de produção para o arranque da comercialização do modelo, prevista para finais de 2019 ou início de 2020.