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L-Charge: Camião movido a gás que pode carregar 48 carros elétricos por dia

Os carros elétricos estão a aumentar nas estradas um pouco por todo o mundo. Por sua vez, este aumento de VE exige um aumento de carregadores públicos. No entanto, a velocidade de crescimento de um vetor é consideravelmente maior que o outro, isso traz um grave deficit de oferta de carregamento elétrico. Uma startup da Rússia apresentou uma solução de recurso. O L-Charge é um camião movido a gás ou a hidrogénio que pode carregar 48 carros elétricos por dia.

Este veículo com carregamento rápido para carros elétricos promete recarregar 100 km de autonomia em cinco minutos.


Carros elétricos abastecidos em qualquer lugar da cidade

A ideia é interessante e nalgumas cidades onde a quantidade de elétricos é bastante superior à disponibilidade de carregadores, poderá ter sucesso. Este camião foi projetado por uma startup russa, batizado de L-Charge, é capaz de recarregar mais de 40 carros elétricos por dia.

A empresa pensou no projeto, desenvolveu toda uma infraestrutura de fornecimento do serviço e pensa já chegar a Londres durante este ano para fornecer serviços aos utilizadores que precisam.

 

Energia elétrica gerada da utilização de gás ou hidrogénio

Conforme pode ser lido na página da empresa, para fornecer energia suficiente para carregar os ambiciosos 48 carros elétricos por dia, o L-Charge possui tanques de gás natural ou hidrogénio para fornecer essa eletricidade. O combustível pode ser armazenado e transportado na forma de gás ou líquido para ser convertido em energia limpa, ou de baixo carbono, viável em quase qualquer lugar do mundo.

Deve-se considerar que os carregadores de gás natural liquefeito emitem três vezes menos CO₂ por 100 quilómetros do que os carros a diesel, mas também emitem mais gases poluentes do que a rede elétrica.

Um dos trunfos deste ambicioso negócio é conseguir carregar rápido. Assim, o tempo de carregamento estimado para carregar a bateria de um carro elétrico médio até aos 80% da sua capacidade é entre 5 e 7 minutos, segundo dados fornecidos pela própria empresa.

Além disso, o equipamento consegue carregar a bateria do carro até aos 100% num tempo de 20 minutos.

 

Preços que têm de dar lucro à empresa

Apesar de ser um produto que tem de cativar o mercado, isso não significa que seja barato. O preço por serviço é significativamente superior ao que algumas linhas de recarga fixas estabelecem por kWh consumido.

A empresa russa estipula um custo por quilowatt-hora consumido de 80 cêntimos, que é praticamente o dobro de outras operadoras (no mercado local). Apesar disso, a sua procura aumenta mensalmente.

A empresa nas suas publicações deu a saber que já percorreu várias cidades um pouco por todo o mundo. Apesar disso, o serviço está apenas a funcionar em Moscovo, e referem ter uma média de 6 pedidos por dia para fornecerem energia aos carros elétricos na capital da Rússia.

Este é mais um exemplo de como um novo segmento automóvel abre uma série de novas oportunidades de forneceimento de serviços.

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