A Kia apresentou o Niro EV Concept em Las Vegas. O mercado está definitivamente voltado para os veículos elétricos e espera-se uma massificação a curto prazo. As marcas sabem da importância de mostrar os seus trunfos.
Este novo SUV poderá chegar ao mercado ainda este ano e será o primeiro dos 16 carros novos da multinacional coreana.
Kia Niro EV Concept, aposta alta nos elétricos autónomos
O Kia Niro EV Concept é a nova aposta da marca sul-coreana para um segmento apetecível e em franco crescimento. O Kia Niro EV Concept é baseado no crossover padrão e é o futuro modelo de emissão zero. Melhora a eficiência aerodinâmica, enquanto a grade frontal é substituída por um ecrã integrado.
A potência deste veículo está a cargo de baterias de polímero de lítio de 64 kWh e de um motor elétrico de 150 kW, enquanto a autonomia declarada é de 383 km.
O Niro EV oferece uma nova tecnologia dedicada aos peões chamada de Sistema de Alerta de Pedestres Ativos (APWS): através de sensores e câmaras de bordo, o carro é capaz de detetar pedestres e ciclistas na viagem do veículo e, em seguida, envia um feixe de luz e um som na direção desejada para avisar da sua presença.
Reconhece o rosto do condutor
Com a tecnologia a fluir de forma ágil e elegante, é fácil equipar os veículos modernos com novidades aliciantes. Por exemplo, este novo carro tem no seu interior o painel totalmente redesenhado, brinca com a combinação das cores Prata, Cinza e Bronze, e vê substituídos os tradicionais indicadores, agora são ecrãs digitais.
A interface também é nova, com um ecrã de toque principal e uma superfície no volante que atua como um controlo remoto. As principais funções a bordo podem ser ativadas com gestos, mas os comandos de voz também estão presentes. O utilizador também é reconhecido por meio de reconhecimento facial e análise de voz, graças à aplicação Amazon Rekognition e Amazon Polly, que oferecem conteúdo e configurações personalizados para cada pessoa.
Veículos ligados ao mundo
Não seria de esperar outra coisa, o futuro próximo trará um novo conceito de interação entre a Internet e os automóveis. Este é disso um exemplo, traz ligações on-board alavancadas pelo novo padrão 5G e abre o caminho para novos recursos, como streaming de vídeo e transferência de grandes pacotes de dados via cloud. O sistema de áudio também permite a instalação das colunas de som separadas integradas no apoio de cabeça. Este sistema traz redução de ruído, dando a cada passageiro um panorama audiófilo diferente, sem interferências.
A empresa quer lançar até 2025 16 modelos elétricos e até 2020 ainda colocará no mercado alguns modelos a células de combustível.
O acrónimo ACE esconde a estratégia de desenvolvimento global da marca coreana:
- “Autónomo” refere-se à chegada da condução autónoma nível 4 ao mercado em 2021, prevista em 2019 por uma frota de veículos que serão nessa altura testados em cenário real em estrada.
- “Conectado” indica o objetivo de oferecer conectividade a bordo a todos os veículos da série até 2030 (e até 2025 em todos os segmentos),
- “Eco / Electric” confirma a intenção de eletrificar todas as plataformas.
Até 2025, 16 novos modelos deste tipo serão apresentados: 5 híbridos, 5 híbridos plug-in e 5 elétricos, além de um veículo com célula de hidrogénio que estará disponível já em 2020.
À conquista da Europa com boleia do Car sharing Wible
A empresa quer também trazer para a Europa um projeto que lançou em 2017. O Car sharing Wible é uma espécie de carsharing, um conceito que revolucionou a mobilidade na cidade e que a empresa sul-coreana, com outras empresas, quer começar em Espanha muito em breve.
A empresa quer também dar um toque a cada modelo dentro do mercado onde se insere e para isso, nos EUA incorporará o Google Assistente.