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Há riscos de carregar o carro elétrico numa tomada normal?

Os carros elétricos necessitam de energia para ser “carregados”. Carregar um carro elétrico em casa numa tomada comum é algo possível, mas existem alguns riscos. Saiba quais.


Segundo refere a EDP, existem tomadas específicas para carregar carros elétricos. Tecnicamente é possível carregar um carro elétrico numa tomada convencional, mas pode comportar alguns riscos.

#1 – Desconhecimento do estado da instalação elétrica

Especialmente em instalações mais antigas, é difícil prever como foi construída e que características tem a instalação elétrica e respetivo circuito que alimenta a tomada. Por exemplo, se tem uma ligação à terra suficientemente forte. Uma utilização sistemática para carregamentos com correntes elevadas e prolongadas pode causar danos estruturais no sistema elétrico da casa.

#2 – Possibilidade de sobreaquecimento

O carregamento de carros elétricos em tomadas comuns deve ser visto como uma forma de carregamento ocasional, numa situação de emergência.

As tomadas domésticas não estão preparadas para carregamentos longos com correntes elevadas, o que acontece durante o carregamento de um veículo elétrico. Há a possibilidade de sobreaquecimento da instalação elétrica e dos seus vários componentes.

Alguns carros elétricos vêm com o chamado carregador ocasional, um cabo para carregamentos com corrente alternada (usada nos edifícios domésticos) e que pode ser usado desde que cumpridos alguns requisitos de segurança — os de melhor qualidade não funcionam se este requisito não se verificar. Estes cabos vêm com uma tomada schuko, que, em alguns casos, tem um sensor de temperatura para evitar o sobreaquecimento.

O cabo, por sua vez, tem um conector compatível com o veículo a utilizar – pode ser Tipo2 ou Tipo1 – que limita a intensidade de carregamento, normalmente, a 12 Amperes (12A). Em alguns modelos menos comuns podem limitar a intensidade a 14 ou 16A.

#3 – Velocidade de carregamento muito baixa

Isto significa que, para ter um carro com capacidade de 40 kWh precisará de 20 horas de carregamento. Por tudo isto, a rede pública de carregamentos Mobi.E não aconselha o carregamento de veículos elétricos em tomadas convencionais.

 

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