E de um momento para o outro, as trotinetes invadiram as nossas grandes cidades. Por um lado é bom, pois as pessoas passaram a dispor de um meio de transporte adicional, mas o facto dos utilizadores deixarem estes veículos em qualquer lado, cria alguma “desorganização” nas cidades.
As trotinetes têm novas regras e as autoridades estão a fiscalizar. Saiba o que mudou.
Trotinetes: velocidade máxima permitida de 20 quilómetros por hora
A mobilidade elétrica não é apenas ao nível dos carros elétricos. Este “novo” segmento está a crescer em várias áreas que vão desde os carros, aos barcos, às motos, às bicicletas e até… às trotinetes.
Com o crescimento do negócio das trotinetes, foi necessário avançar para legislação. A PSP aconselha a que todos cumpram as normas do código da estrada para garantir a diminuição das situações de perigo associadas à utilização deste tipo de veículos.
Lugares próprios para estacionamento e velocidade máxima permitida de 20 quilómetros por hora são algumas das novidades, sem esquecer as regras que já existiam como:
- Não utilizar o telemóvel
- Não usar auscultadores nos dois ouvidos (apenas 1 é permitido)
- Não circular em cima dos passeios
- Circular nas ciclovias (caso existam)
- Lotação máxima de 1 pessoa por veículo
- Respeitar a sinalização luminosa
Relativamente às coimas, estas podem ir dos 30 aos 300 euros.
As autoridades estão a fiscalizar os condutores de trotinetes e veículos equiparados, como, por exemplo, bicicletas. A ação da PSP decorre até dia 5 e surge depois de terem sido as criadas novas regras. De referir que as novas regras em Lisboa resultaram de um acordo que a Câmara Municipal de Lisboa e os cinco operadores na cidade assinaram esta segunda-feira.