Pplware

Gogoro VIVA: a pequena scooter elétrica que pretende revolucionar a mobilidade urbana

Nos grande centros urbanos há uma clara tendência para as pessoas usarem meios de transporte práticos como motas elétricas, trotinetes elétricas e bicicletas. São várias as empresas asiáticas a investir nisso e agora a Gogoro apresentou a VIVA, uma scooter elétrica de $2.000 que pretende revolucionar a mobilidade urbana.

A scooter estará disponível ainda este ano em Taiwan, estando planeado o seu lançamento global para 2020. Conheça os atributos desta mota elétrica!


A Ásia, hoje em dia, tem grandes centros urbanos que estão entre os maiores do mundo. Naquele território, tal como acontece um pouco na Europa, há uma tendência para usar veículos pequenos e práticos. Desse modo, a mobilidade urbana torna-se mais fluida, simples e célere.

Assim sendo, têm sido várias as empresas asiáticas a investir neste segmento. A Gogoro, empresa do Taiwan, apresentou hoje a VIVA, a sua mais recente scooter elétrica que apresenta atributos interessantes. A empresa destaca o tamanho e leveza da mota, tendo até registado a marca Ultralight Smartscooter®.

Para além disso, a VIVA apresenta um ‘design icónico’, com linhas simples mas bastante colorida. Assim, consegue uma boa comunhão entre a simplicidade clássica e a exuberância moderna.

Ao nível da segurança, a Gogoro VIVA contém um escudo em polipropileno, que a marca afirma ser uma tecnologia exclusiva.

É menos como uma mota e mais como algo em que o condutor pode dizer: ‘Preciso de percorrer 800 metros, do ponto A ao ponto B’, e pode simplesmente subir para a VIVA, não tendo nenhum problema em fazer isso.

Ao nível da autonomia, a scooter permite percorrer 85 quilómetros com uma única carga, sendo que as baterias usam a mesma tecnologia da Panasonic que foi implementada no Tesla Model 3. Para além disso, o seu peso reduzido de apenas 80 kg tornam-na bastante prática em cidade. Assim sendo, aparenta ser uma boa alternativa às motas com motor de combustão de 50 cc.

anterior próxima

A Gogoro tem atualmente um grande mercado no seu país natal, o Tawian. Neste país, tem já uma rede de carregamento e suporte que permite substituir as baterias em poucos segundos. Assim, os condutores não têm de esperar que esta carregue.

A VIVA estará disponível no Taiwan ainda este ano, sendo que a empresa espera globalizar a sua atividade no próximo ano. No seu website referem que a sua mais recente mota elétrica terá um custo de $2.000, sendo que ainda não é conhecido se a teremos em Portugal. Não obstante, a empresa tem realizado vários testes em Espanha.

A emblemática Vespa já aderiu à eletrificação

Exit mobile version