Pplware

Costuma circular pela esquerda? Atenção à operação “Via Livre” da GNR

É já esta sexta-feira que a GNR era fiscalizar os condutores que circulam nas faixas do meio e da esquerda. Denominada de  operação “Via Livre”, os militares da GNR pretendem sensibilizar os condutores para tais infrações. A operação decorre em todo o país e termina no próximo domingo.

Se costuma circular nas faixas do meio e da esquerda conheça quais as infrações que está a cometer.


A Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza até ao dia 14 de abril, em todo o território nacional, diversas ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação, em autoestrada e nas vias reservadas a automóveis e motociclos, de veículos pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias da direita.

Segundo comunicado da GNR, a operação de fiscalização visa “evitar a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda, sem que exista tráfego na via mais à direita das autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos”.

Multas e Contraordenações

A multa corresponde a uma contraordenação muito grave, punida com 60 euros (valor mínimo, pois, pode ir até as 300€) e ainda são retirados 4 pontos na carta de condução. Pode ainda existir a possibilidade de lhe ser aplicada uma sanção acessória de inibição de conduzir entre 2 a 24 meses.

De referir ainda que, dentro de uma localidade, não é considerada infração o facto de circular pela esquerda, isto porque os condutores devem escolher a melhor via mais adequada ao seu destino.

Esta conduta, segundo a GNR, provoca “constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez do tráfego, o que muitas vezes motiva a ocorrência de comportamentos desviantes e infrações por parte dos restantes condutores, potenciando as ultrapassagens pela direita ou a redução brusca da velocidade”, fatores que aumentam as possibilidades de ocorrência de acidentes.

Exit mobile version