Pplware

Gasóleo vai subir 14,5 cêntimos? Governo volta a adiar taxa de carbono

A escalada do preço dos combustíveis (Gasóleo e Gasolina) continua e, nesse sentido, o Governo vai voltar a adiar a taxa de carbono nos combustíveis para evitar o aumento extra de cinco cêntimos.

A confirmar-se, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos, sendo o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.


Gasóleo e Gasolina aumentam bastante na próxima segunda-feira

O preço da Gasolina e Gasóleo deverá aumentar na próxima segunda-feira. Ao que a SIC apurou, o gasóleo deverá subir 14,5 cêntimos. A confirmar-se, será o maior aumento de sempre numa semana. Já o aumento na gasolina deverá rondar os 8 cêntimos.

Este é o 10.º aumento do preço dos combustíveis este ano e aquele que terá um impacto mais significativo na carteira dos portugueses. Não se prevê que o valor baixe nos próximos tempos.

Esta enorme subida é o reflexo da guerra na Ucrânia e do consequente aumento do preço do petróleo nos mercados internacionais. Na quinta-feira, o preço do barril de petróleo Brent subiu para 116,8 dólares, um novo máximo desde agosto 2013.

O secretário de Estado adjunto e da Energia avançou hoje que a atualização da taxa de carbono nos combustíveis, que o Governo tinha congelado até final de março, vai ser novamente adiada. Em dezembro, o Governo publicou em Diário da República a portaria que suspendeu a atualização da taxa de carbono na gasolina e gasóleo, até 31 de março deste ano, esclarecendo que, sem esta medida, os combustíveis ficariam mais caros cinco cêntimos por litro logo no início do ano.

Segundo projeções da ONU, mais de dez milhões de pessoas podem fugir da Ucrânia em resultado da invasão russa, das quais quatro milhões procurarão refúgio da guerra nos países vizinhos.

A UNICEF indicou que metade deste total, ou seja, cerca de meio milhão, são crianças, num comunicado em que disse esperar que os números continuem a aumentar rapidamente nos próximos dias.

Exit mobile version