Pplware

Fresco Reverie: Rival do Tesla Model 3 fabricado na Noruega chega em 2021

Não há dúvida que a Noruega é hoje o país com a maior parcela de vendas de carros elétricos do mundo. Desta forma, somando os números de todos os veículos plug-in (híbridos plug-in e puros elétricos), o país ultrapassa a barreira dos 40% de penetração no mercado. Assim, desafia ao progresso, no que toca à implementação de veículos movidos a bateria. O calcanhar de Aquiles é que a Noruega não tem nenhum fabricante de automóveis que seja relevante. É aqui que poderá ter força a Fresco Motors.

Segundo o que é revelado, a empresa Fresco Motors pretende lançar no mercado, em 2021, o Fresco Reverie. A ideia é rivalizar com o Model 3 da Tesla.


Tesla Model 3 é o alvo do nórdico Fresco Reverie

A Noruega não possui um fabricante de automóveis de relevância especial. Algo que, no entanto, poderia mudar se a Fresco Motors fosse capaz de realizar o seu plano de produzir no país a berlina Reverie 100% elétrico.

O nosso nome vem principalmente do engenheiro social Jacque Fresco. Também consideramos o que significa fresco e novo.

Explicou Espen Kvalvik, diretor-executivo da Fresco Motors.

 

Reservas já estão abertas ao público

A Fresco está já a aceitar reservas para o seu modelo Reverie (para já recebeu mais de 70 pedidos), cujas primeiras entregas estão previstas para 2021. Até ao momento, há apenas imagens geradas por computador do veículo, embora a empresa não esteja preocupada com a possibilidade de alguns não levarem a proposta a sério. Isto porque, nesta primeira fase, a empresa está a dar-se a conhecer e só depois irá mostrar um veículo já construído.

Nós discutimos este mesmo problema há alguns dias, mas a situação é que há muitas coisas agora a acontecer aqui na Fresco. Então, não é muito prematuro. Queremos espalhar a palavra.

Apesar de ser uma empresa da Noruega, a marca deu um cunho francês ao primeiro carro: “fantasia” ou “devaneio”.

 

Características interessantes

O Fresco Reverie medirá 4,81 metros de comprimento, terá uma largura de 2,23 metros e uma altura de 1,40 metros. A sua distância entre eixos será de 2,75 metros. Portanto, estamos diante de um carro elétrico que irá competir diretamente contra o Tesla Model 3, pelo menos no corpo.

No que toca à velocidade máxima esta será de 300 km/h, enquanto o condutor pode ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 2 segundos. Entretanto, deverá sair informação sobre a autonomia, dado que para já não foi disponibilizado qualquer valor. Segundo a marca, deverá ser um valor “generoso”.

Para lá destes, há outros detalhes técnicos conhecidos, como o uso de uma caixa de velocidades automática de quatro velocidades alimentada por um motor elétrico. Além disso, a arquitetura da bateria é modular e pesa cerca de 500 kg. Conforme anunciou ainda a empresa, esta oferecerá uma bateria portátil que servirá como Power Bank de Potência para os seus veículos, embora no momento não tenha divulgado a capacidade que terá.

 

A que preço poderemos esperar este carro elétrico?

O CEO Espen Kvalvik recusou-se a estabelecer preços ou mesmo concorrentes específicos para o Reverie. Para marcar a sua posição referiu que:

Os concorrentes que escolhemos priorizar na Noruega são Nissan com o Leaf, a Volkswagen com e-Golf, a BMW com i3, a Tesla com Model S, Kia com Soul Electric e Tesla com Model X, o que se deve ao facto de que estes terem sido os seis carros elétricos mais populares na Noruega em 2018. É claro que também levamos em consideração o Tesla Model 3.

Em suma, espera-se que nos próximos meses a empresa divulgue mais informações do que o seu primeiro modelo.

Exit mobile version