Pplware

França: Se modificar uma bicicleta elétrica pode ir preso

A mobilidade elétrica é hoje uma enorme realidade. Além dos carros existem também motas, aviões, bicicletas entre outros veículos. Tal como acontece com os carros e outros veículos, também as bicicletas podem ser “quitadas”.

No entanto, em França, se as autoridades apanharem uma bicicleta elétrica modificada para ultrapassar a velocidade permitida os proprietários podem apanhar uma multa e até ir presos.


Apesar de em Portugal a circulação em bicicleta não ser muito comum, em outros países da Europa é algo muito vulgar. As bicicletas elétricas têm vindo a ganhar o seu espaço, até porque também é mais fácil “pedalar” numa bicicleta deste tipo. Além dessas características, as bicicletas são também um ótimo meio de transporte ecológico.

Na França a lei diz que as bicicletas elétricas não podem circular a mais de 25 km/h. Esta é a velocidade base, mas há uma categoria especial que permite que algumas bicicletas circulem a 45 km/h. Descoberta a possibilidade de “quitar” as bicicletas, são muitos que têm procedido a algumas modificações.

A nova lei francesa prevê a possibilidade de impor multas de até 30 mil euros, ou mesmo um ano de prisão em caso de violação das regras. Ou seja, quem se aventurar a proceder a modificações no motor da bicicleta pode ser punido de acordo com a lei L317-1. 

Leia também…

 

Exit mobile version