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França vai proibir a venda de carros a gasóleo e a gasolina

A França prepara-se para adotar medidas radicais no que diz respeito aos programas ambientes. Na passada noite de quinta-feira, os deputados franceses aprovaram a “Lei da Mobilidade”, que define e estabelece que a venda de carros com motores de combustão (gasolina ou diesel) será proibida já a partir de 2040.


Nos primeiros cinco meses do ano, 58,7% dos carros novos vendidos em França eram a gasolina e 34,39% a diesel. No entanto, estes são os dois tipos que deixarão de ser vendidos em 2040. Por outro lado, os híbridos representam apenas 4,98% das vendas e os híbridos elétricos 1,76%.

Com vista a alcançar em 2050 a “neutralidade do carbono”, a França vai proibir a venda de carros a combustão já em 2040. Esta neutralidade, tem como princípio reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).

O Ministério dos Transportes francês referiu à imprensa que o texto legislativo fixa um marco para as administrações locais restringirem a circulação a veículos menos poluentes, de acordo com os seus critérios.

Não é só proibir a venda de carros, há mais medidas

Para triplicar o uso da bicicleta, será criado um fundo de 350 milhões de euros. Este servirá, por exemplo, para definir mecanismos contra roubos, generalizar o mercado, criar estacionamentos seguros e lançar um bónus de “mobilidade sustentável”. 

Através deste bónus, as empresas podem, voluntariamente, pagar aos funcionários até 400 euros/ano, livres de impostos e contribuições sociais. Aqui o objetivo é ajudar a cobrir as despesas de viagens de bicicleta ou de partilha de carros. A administração central pagará 200 euros aos seus empregados a partir de 2020.

Um dos principais objetivos da lei visa que as administrações ofereçam alternativas ao carro individual. Um meio de transporte que hoje é utilizado por sete em cada dez franceses para trabalhar – em todo o território.

Durante a tramitação da lei, foi incluído um artigo que permitirá a aplicação da limitação de velocidade. Assim, os veículos têm que circular no máximo a 80 quilómetros/hora nas estradas com uma faixa de rodagem em cada sentido. Esta limitação está em vigor desde julho de 2018. Este foi um dos primeiros motivos de protesto do movimento dos coletes amarelos.

Este artigo permite que os presidentes de cada departamento e os presidentes de câmara aumentem esse limite para 90 quilómetros/hora. No entanto, apenas em zonas que não acarreta perigo.

Em França, o setor de transporte é o principal responsável pelas emissões de CO2, com 30% do total.

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