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Filtro de partículas: é melhor não retirar do seu veículo

Um filtro de partículas é um componente utilizado entre a linha de escape dos motores turbodiesel (e nos mais recentes motores a gasolina) e evita a emissão de partículas nocivas para a atmosfera. Se o seu veículo tem, é melhor não retirar. Saiba a razão.


Retirar o Filtro de partículas é ILEGAL…

Se o seu veículo tem filtro de partículas é melhor não inventar e retirar. Se retirou o filtro de partículas do seu carro é melhor repor, pois, pode chumbar na inspeção. O inspetor pode considerar que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo.

O filtro é uma peça que custa algum dinheiro. Quando começa a dar problemas, alguns condutores tendem a retirá-lo do veículo, apesar de ser ilegal em Portugal e em outros países da União Europeia. A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6, e pode acarretar várias consequências legais e práticas. A legislação portuguesa proíbe explicitamente alterações nos sistemas de controlo de emissões dos veículos.

O filtro, geralmente feito de cerâmica ou metal poroso, retém as partículas presentes nos gases de escape. Periodicamente, o filtro aquece as partículas retidas (normalmente de forma automática) e queima-as, transformando-as em gases menos nocivos, como CO₂. Esse processo é chamado de regeneração.

A regeneração pode se ativa ou passiva. No caso da regeneração ativa, esta é controlada pela central eletrónica do carro, injetando combustível extra para aumentar a temperatura. A passiva ocorre durante viagens mais longas, quando a temperatura do escape é naturalmente elevada.

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