A Cybertruck da Tesla tem estado a dominar o interesse dos consumidores. Esta proposta da marca americana traz um conceito novo em termos de design e acima de tudo no que toca às motorizações.
Uma das formas que Elon Musk encontrou para mostrar a superioridade da sua pickup foi numa competição contra a Ford F-150. O que foi mostrado foi um claro domínio da Cybertruck, que arrastou a adversária. A Ford não gostou e quer agora uma desforra para breve.
A Cybertruck venceu a concorrência facilmente
Foram várias as formas encontradas pela Tesla para mostrar o que a Cybertruck tem. Para além da sua estrutura única, que resiste mais do que qualquer outra proposta, também os seus vidros foram alvo de um teste. Este não correu bem, com as razões já conhecidas.
Elon Musk queria mais e em palco apresentou um vídeo onde a sua pickup enfrenta a Ford F-150 num simples embate. Estas foram unidas e por um cabo e simplesmente arrancaram.
Cybertruck pulls F-150 uphill pic.twitter.com/OfaqUkrDI3
— Elon Musk (@elonmusk) 24 de novembro de 2019
Naturalmente que a proposta da Tesla venceu, mais uma vez de forma total. A marca mostra claramente que a sua proposta consegue bater a concorrência. Não houve qualquer resistência da F-150 e esta foi arrastada.
A Ford quer repetir o embate com a sua F-150
Se no vídeo tudo parece simples e fácil para a Tesla, a verdade é que poderá não ficar por aqui. A Ford quer que este embate se repita, desta vez com o acompanhamento da marca.
Bring it on https://t.co/pCnln1NdRO
— Elon Musk (@elonmusk) 25 de novembro de 2019
Está em causa o facto de a pickup da Ford ter apenas tração traseira e a Cybertruck ter dois motores e tração integral. O embate foi pedido pelo vice-presidente da Ford X (departamento de investigação tecnológica da marca) e Elon Musk já aceitou, como seria esperado.
A ciência contraria a ideia da Tesla
A questão da diferença de propostas neste embate tem sido bastante discutida. O próprio Neil deGrasse Tyson veio a público e mostrou que este teste não foi totalmente justo.
A badass @Tesla looking like it’s doing a badass thing. But if the @Ford F-150 is RWD **with no payload** then weight on the Rear Axle is greatly reduced, offering only mild traction for the Tesla to overcome. This contest is more about the Physics of Friction than Engine Power.
— Neil deGrasse Tyson (@neiltyson) 25 de novembro de 2019
O seu Tweet revela que ao ter apenas tração traseira acabou por ser penalizador. O eixo traseiro não tinha peso para aumentar a tração e por isso a F-150 da Ford foi facilmente arrastada.
Mais uma vez Elon Musk aceitou este desafio e quer em breve testar este novo confronto entre estas duas máquinas. Será um embate interessante e que a Tesla não deixará passar. Agora em situação idêntica, estas duas novas máquinas vão-se confrontar.