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E se circulássemos em autoestradas cobertas por “telhados solares”?

O tanto de estradas que temos pode ser aproveitado para outros fins, indo além da circulação de pessoas. Tendo em conta o descampado que cerca a maioria das autoestradas, porque não cobri-las com painéis solares?


Não é a primeira vez que se pensa em algo assim, mas, agora, o projeto saiu do papel. O “primeiro teto solar numa autoestrada alemã” foi visitado, há uns dias, pelo ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing.

A área de serviço de Hegau-Ost, na A81, confirma os planos do governo federal alemão: usar a vasta rede de estradas do país para gerar “energia verde”.

 

Um telhado solar a cobrir autoestradas…

O “primeiro teto solar” numa autoestrada é nada mais nada menos do que um telhado de 12 por 14 metros, composto por módulos fotovoltaicos, instalados 5,5 metros acima do asfalto. Os painéis assentam numa estrutura de aço fixada na faixa de rodagem da área de serviço.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, cujo ponto de partida será colocar a cobertura em funcionamento. Depois, os técnicos vão recolher dados para saber como funciona uma instalação fotovoltaica, sob a qual circulam frequentemente veículos.

Tratando-se de um projeto-piloto, fruto de uma ideia inovadora, teremos de esperar para ver os resultados. Contudo, os responsáveis estimam que produzirá até 40.000 kWh por ano – o suficiente para cobrir as necessidades de dez agregados familiares de quatro pessoas.

Vamos monitorizar cientificamente o funcionamento do projeto-piloto durante um ano. Desta forma, queremos ter a certeza de que os objetivos básicos são apoiados pelas melhores soluções técnicas possíveis.

Explicou Markus Oeser, diretor do Instituto Federal de Investigação Rodoviária (BASt), em junho.

O mesmo instituto referiu também que um dos objetivos deste teto solar passa por provar que uma estrutura de painéis é “rentável e construível em condições reais de tráfego”. Por isso é que, para já, o foco não está em atingir uma grande potência, mas antes comprovar que esta abordagem é possível.

O projeto está a ser executado na Alemanha, mas esta não é a única interessada e a única ativamente envolvida. Afinal, o teto solar para as estradas integra um estudo financiado também pela Áustria e pela Suíça: foi concebido pela Fraunhofer ISE, uma organização sediada em Friburgo, na Alemanha, e pela Forster FF e pelo Instituto Austríaco de Tecnologia, ambos sediados na Áustria.

Segundo o governo alemão, o consórcio foi encomendado pelos ministérios dos transportes dos três países – Alemanha, Áustria e Suíça -, no âmbito de um estudo conjunto sobre as infraestruturas.

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