A Tesla caminha rapidamente para oferecer carregamentos muito rápidos, tornando o recarregar dos seus elétricos menos penoso, com a introdução do Supercharger V4. Mas será tão rápido como abastecer de gasóleo?
Os supercarregadores da Tesla estão espalhados pela Europa, contribuindo para viagens confortáveis e económicas num carro elétrico, uma rede que se junta aos milhares de postos de carregamento fora desta rede. Contudo, é preciso ir preparado para paragens um pouco mais demoradas, quando comparado com o abastecer de um depósito de gasóleo ou gasolina.
Experience from a 1200 km winter trip through Europe with Tesla Model Y:
Per 1000 km you need +1h more than in an ICE car while it costs 100 EUR less.
Even charging at -15C in Slovakia is no issue… pic.twitter.com/1Lhc2ktdnD— Walter (@Walter63325031) February 19, 2023
Um Tesla Model 3, por exemplo, num Supercharger V3 vai precisar de cerca de meia hora para carregar dos 20% aos 80%. Mas a evolução está a chegar. Os novos supercarregadores da Tesla já estão a ser instalados no velho continente, naquilo que deverá ser ainda uma “instalação piloto”.
Carregamento ainda mais rápido com o Supercharger V4 da Tesla
A Tesla instalou nos Países Baixos o seu primeiro parque de carregamento com os supercarregadores V4. Esta nova geração apesar de tere a mesma potência que os V3, de 250kW, oferecem uma corrente nominal 615 A ao contrário dos 425 A dos V3. Isto representa um aumento de 31%, que se espelha na velocidade de carregamento.
Contudo, estes carregadores não serão úteis para a maioria dos veículos elétricos a circular atualmente nas estradas, com arquiteturas de 400 volts. O futuro, que trará a nova arquitetura de 800 volts, tirará então partido dos V4 e de uma velocidade que, ainda que não tão rápido quanto abastecer um carro a gasóleo, levará muito menos tempo de paragem.
Currently, V4 stalls are only open to Tesla vehicles, as we test and evaluate performance.
We will soon welcome all EVs at this site and open new V4 sites across Europe.
— Tesla Charging (@TeslaCharging) March 15, 2023
Aliás, os vários condutores de Tesla que já partilharam a sua experiência a carregar neste novo parque de Harderwijk, revelam isso mesmo, que os seus carros ainda não tiram partido desta velocidade de carregamento.
Também o cabo de carregamento teve intervenção e passa a ter cerca de 3 metros, ao contrário dos 2 metros, algo que também irá beneficiar outras marcas de carros elétricos, além da Tesla. No entanto, este parque ainda só está aberto a Teslas, visto que estão em fase de testes.