As trotinetes elétricas são hoje uma realidade em várias cidades e isso traz vantagens mas também algumas desvantagens. Segundo informações recentes, a Direção-Geral de Trânsito (DGT), em Espanha, quer proibir a utilização de trotinetes elétricas por menores de 16 anos!
DGT quer também que utilizadores procedam à inscrição no registo automóvel
No âmbito de um novo regulamento que visa proteger os peões e ciclistas, e que inclui pontos mais relevantes para facilitar a circulação com este tipo de veículo, a DGT pretende que as trotinetes elétricas não possam ser usadas por menores de 16 anos.
Esta nova regulamentação sobre utilizadores vulneráveis, que tem vindo a ser negociada durante vários anos, poderá vir a entrar em vigor já no próximo ano. O objetivo passa por reduzir o número de mortes de pedestres, ciclistas, motociclistas e utilizadores de veículos de mobilidade pessoal (PMV) e trotinetes elétricas, segundo é revelado.
A nova regulamentação irá obrigar também os utilizadores de trotinetes elétricas a proceder à inscrição no registo automóvel da DGT. Todos aqueles que “conduzirem” também devem usar capacete, e os utilizadores que as usam para trabalhar devem usar colete refletor.
A DGT também está a avaliar reduzir o nível permitido de álcool no sangue para condutores iniciantes e profissionais de scooters elétricos. Atualmente, o limite é de 0,30 gramas por litro de álcool no sangue ou 0,10 miligramas por litro de ar respirado, e o plano é reduzir para 0,20 gramas ou 0,15 miligramas, respetivamente.
As mudanças nos regulamentos da DGT que também irão afetar os ciclistas.