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Duster: Dacia apresenta o seu novo e elegante SUV por apenas 19.150 euros

A Dacia tem moldado o mercado automóvel em Portugal. Dentro da sua mais variada oferta, o Duster é um ícone, e a nova versão está ambiciosa, com preços a começarem nos 19.150 euros.

 

 


Dos 4×2 aos 4×4, este Duster eleva substancialmente a fasquia dos pequenos SUV. Fomos conhecer, conduzir e experienciar a terceira geração do novo Duster: “mais Duster, ainda um Duster”.

O Dacia Duster é um bom carro?

Desde o lançamento do Dacia Duster em 2010, o modelo tornou-se sinónimo de robustez, praticidade e valor. O novo SUV de terceira geração, que será lançado dentro de algumas semanas, parece destinado a dar continuidade a esta tendência, mas traz um visual renovado, novas tecnologias e pela primeira vez a opção de potência híbrida.

Eventualmente por ter outros planos para um novo SUV, quiçá a aparecer em 2025, a marca resistiu à tentação de aumentar as dimensões do renovado Duster. É quase do mesmo tamanho do carro que substitui, mas com um estilo sofisticado que o faz parecer uma máquina ideal para terrenos difíceis.

Ora, foi mesmo nesses “caminhos” difíceis que fomos pôr à prova o novo Duster.

A história do Duster conta já com vários capítulos, dando esta terceira geração forma ao mais recente. Ao longo dos 13 anos de carreira, recebeu mais de 40 prémios, a sua produção é, até à data, de 2,2 milhões de unidades e continua a aumentar, e a sua popularidade crescente colocou-o como o SUV mais vendido da Europa, em 2022, em todos os segmentos do mercado de particulares.

 

Dacia reinventou o design do Duster

Apesar de manter a aparência marcante que impulsionou as gerações anteriores até ao topo – especialmente o seu carácter sólido e robusto de SUV – a Dacia eleva o design desta terceira geração mais alto, mais longe e com mais força. Aliás, tudo isto pareceu-nos bem presente no mote que apresentou no evento: “tudo o que é essencial, sem artifícios”.

Neste novo Dacia Duster, impera a simplicidade. Não há grandes luxos, é verdade, mas já vemos mais qualidade nos materiais, mais atenção ao design e, sobretudo, mais conforto.

Queríamos que o design exterior e interior fosse realmente consistente. O estilo tenso e resistente do interior faz-nos sentir devidamente protegidos.

Partilhou David Durand, diretor de Design da Dacia.

No interior, o novo Duster é muito mais sofisticado do que o modelo antigo. Como podemos ver na imagem a seguir, o veículo de entrada apenas inclui um suporte para telemóvel no centro, mas o equipamento seguinte inclui um sistema de infoentretenimento com ecrã tátil e conectividade sem fios para smartphone.

A Dacia trabalhou a ergonomia, incluindo o ecrã central de 10,1 polegadas posicionado no campo de visão do condutor e com um ângulo de 10° na sua direção.

Na perspetiva dos especialistas de design da marca, “o Duster não seria o Duster sem um interior inteligente e prático que facilita a vida quotidiana dos clientes”.

Dentro desta gama de preços, não vai ser fácil encontrarmos mais do que este carro traz.

Ainda dentro do novo aspeto, destacamos a nova assinatura em forma de Y, que sublinha a ligação entre o interior e o exterior do novo Duster:

As raízes de valor da Dacia tornam-se óbvias quando se começa a mexer no interior – não encontrará plásticos de toque suave em qualquer parte do interior do Duster. No entanto, tudo parece resistente e as texturas interessantes conferem-lhe um aspeto bastante agradável – gostámos muito dos tapetes de borracha, que foram concebidos para se assemelharem aos contornos de um mapa.

As superfícies robustas devem estar à altura dos rigores da vida familiar ou das aventuras – resistem a muita porrada que levará seguramente no dia a dia e depois têm a vantagem de serem mais fáceis de limpar.

Outra característica que a marca teve em conta neste redesenho do Duster foi o espaço interior. De facto, é um pequeno SUV mas não se engane, acomoda perfeitamente 3 pessoas atrás, sem constrangimeiros, mesmo para quem tenha 1,80 m de altura. Este espaço não sacrificou a bagageira. O espaço é grande, vai de 430 a 517 litros.

 

Plataforma CMF-B entrega um Duster robusto e ágil

Entrando numa parte mais técnica, este novo Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que está a desempenhar um papel central na estratégia industrial da Dacia.

Esta é plataforma competitiva e versátil, utilizada pela primeira vez nos últimos modelos Sandero, Logan e Jogger.

A plataforma CMF-B embarcou o novo Duster no caminho para a eletrificação, uma vez que pode acomodar grupos motopropulsores que utilizam tecnologias híbridas moderadas (mild-hybrid) e totalmente híbridas (full-hybrid).

 

Quanto custa o Dacia Duster?

Não há dúvida que um dos trunfos da marca é ter preços competitivos. E no Duster não será diferente.

O modelo Essencial chega ao mercado ao preço de 19.150 euros. Mas vamos a números:

O valor é sempre um dado adquirido quando se compra um Dacia, pelo que se espera que o Duster seja inferior aos seus principais concorrentes por uma margem significativa.

Conforme podemos perceber, são oferecidos quatro níveis de acabamento. O Essential inclui sensores de estacionamento traseiros, ar condicionado e malas de tejadilho fixas, mas não inclui um ecrã tátil central nem jantes de liga leve. O Expression é o nível seguinte e tem jantes de liga leve de 17 polegadas, um painel de instrumentos digital de 7,0 polegadas e um ecrã tátil central de 10,1 polegadas com uma câmara de marcha-atrás e conetividade para smartphone.

Acima disto, pode ir em duas direções diferentes. O modelo Extreme é um pouco mais robusto e tem estofos laváveis, tapetes de borracha, controlo de climatização, barras de tejadilho modulares inteligentes da Dacia e entrada sem chave. O modelo Journey tem controlo de climatização e entrada sem chave, mas também tem faróis de nevoeiro, jantes de liga leve de 18 polegadas e um sistema de som melhorado.

Novas motorizações híbridas

  • Duster HYBRID 140

Este grupo motopropulsor, que a Dacia adotou no Jogger, no início de 2023, está agora disponível no Novo Duster. Construído com tecnologias testadas pelo Grupo Renault, é composto por um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 litros e 94 cv, dois motores elétricos (um motor de 49 cv e um gerador/motor de arranque de alta tensão) e uma caixa de velocidades automática elétrica (com 4 relações para o motor de combustão e 2 relações para o elétrico).

Esta tecnologia combinada é possível porque o sistema não tem embraiagem. A travagem regenerativa, a elevada capacidade de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230 V) e a eficácia da caixa de velocidades permitem conduzir, em modo totalmente elétrico, até 80% do tempo em cidade, o que reduz os consumos entre os 20% (ciclo misto) aos 40% (ciclo urbano). Além disso, o Novo Duster arranca sempre recorrendo a energia elétrica.

  • Duster TCe 130

Esta é a primeira vez que a Dacia utiliza este grupo motopropulsor, que proporciona um primeiro grau de eletrificação. Combina um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros turbo de nova geração, que utiliza o ciclo Miller (perdas reduzidas na bomba otimizam a eficiência) e uma solução híbrida ligeira (mild-hybrid) de 48 V. Este motor ajuda a unidade de combustão interna quando o automóvel arranca ou acelera, reduzindo o consumo médio e as emissões de CO2 em cerca de 10% (em comparação com um motor de combustão interna com uma potência equivalente).

Também fornece mais potência durante a aceleração do que o modelo TCe 130 existente, tornando o automóvel mais reativo e mais suave de conduzir. O sistema de travagem regenerativa carrega a bateria de 0,8 kWh sem fazer uma diferença percetível para o condutor. O propulsor do TCe 130 está disponível com uma caixa de 6 velocidades nas versões 4×2 e 4×4.

  • Duster ECO-G 100

A Dacia, líder incontestado do GPL na Europa, é o único fabricante de automóveis a oferecer uma opção de combustível duplo (gasolina e GPL) em todos os seus modelos de combustão interna, sob a designação ECO-G. O Novo Duster vem equipado com esta tecnologia integrada, testada e comprovada, que garante segurança e fiabilidade.

Quando funciona com GPL, o Novo Duster ECO-G 100 liberta, em média, menos 10% de CO2 do que um motor a gasolina comparável. Pode percorrer até 1.400 km (1338 km aprovado ciclo WLTP) com os seus dois depósitos de 100 litros – 50 litros de gasolina e 50 litros de GPL (este último encontra-se sob o piso da bagageira, pelo que não afeta a capacidade de carga). Um botão integrado no painel de instrumentos muda o motor de um combustível para o outro de forma rápida e impercetível.

 

Capacidades todo-o-terreno que conferem irreverência

O que nos suscitou mais interesse no primeiro contacto com este SUV foi a sua capacidade de enfrentar os desafios nos terrenos mais complicados. E não estamos só a falar da versão 4×4, porque a versão 4×2 “safa-se” muito bem das situações mais complicadas do dia a dia. Agora, o modelo 4×4 é muito divertido, desafiador e equipado com sensores, com tecnologia para nos tirar de situações complicadas.

No vídeo a seguir poderão perceber o que cada um dos participantes foi “obrigado” a fazer para perceber de que matéria era feito este SUV. E foi uma experiência muito interessante, muito bem pensada.

A marca afirma peremptoriamente que as capacidades todo-o-terreno do novo Duster não têm paralelo no mercado dos 4×4 não especializado (“não especializado” significa automóveis 4×4 sem transmissões de relações mais curtas, as chamadas redutoras), pelo que os fãs do ar livre podem desfrutar dele sem qualquer preocupação.

O novo Duster está disponível com a transmissão 4×4 Terrain Control, que inclui 5 configurações de condução:

  1. AUTO: a transmissão distribui, automaticamente, a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, em função da tração das rodas e da velocidade.
  2. SNOW: otimiza a trajetória, em estradas escorregadias, com regulações específicas do ESC e controlo de tração.
  3. MUD/SAND: para terrenos instáveis.
  4. OFF-ROAD: para um desempenho de topo em terrenos difíceis, muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir automaticamente e, de forma otimizada, o binário pelas rodas dianteiras e traseiras, em função da aderência e da velocidade.
  5. ECO: otimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e o desempenho do automóvel. Maximiza a distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível, enquanto se adapta à aderência da estrada.

A 4×4 Terrain Control oferece controlo de velocidade em descida, especialmente útil em terrenos acidentados e em declives acentuados, bem como um novo sistema de informação dedicado, que apresenta dados como: inclinação lateral, ângulo de inclinação em subidas e descidas, distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro (4×4).

Materiais de proteção para mais resistência e mais sustentáveis

  • Exterior: toda a área à volta da carroçaria está agora protegida contra choques e riscos ligeiros. As proteções dos flancos ligam-se às proteções dos arcos das rodas e aos para-choques dianteiro e traseiro, formando um cinto de proteção. As grandes proteções inferiores sob os para-choques protegem a região inferior da carroçaria.
  • Interior: o habitáculo é extremamente resistente – especialmente na versão Extreme, que inclui estofos TEP MicroCloud laváveis e tapetes de borracha à frente, atrás e na bagageira. Os tapetes são 20% reciclados.

As placas de proteção dianteiras e traseiras são tingidas na própria matéria-prima. Por outras palavras, o plástico já está colorido quando é injetado para fazer a peça. A cor, portanto, é inalterável (ao contrário da tinta). Os inevitáveis arranhões e riscos podem deixar marcas, mas estas serão praticamente invisíveis, pois nunca alteram a cor da proteção.

As proteções em torno do automóvel são feitas em Starkle, um novo material criado pelos engenheiros da Dacia. Não é pintado, pelo que os riscos e arranhões não deixarão marcas visíveis.

O novo Duster é o primeiro modelo de produção a utilizar o Starkle®, um novo material inventado pelos engenheiros da Dacia. Contém até 20% de polipropileno reutilizado e totalmente sem pintura, o que significa que a pegada de carbono do seu processo de produção é menor.

As proteções laterais da parte inferior da carroçaria, as proteções das cavas das rodas, as marcas de identificação, os guarda-lamas, os triângulos no para-choques dianteiro e a proteção da zona traseira são fabricados em Starkle.

O novo Duster foi, ainda, construído para se adaptar aos acessórios InNature:

  • Sleep Pack: O novo Duster, tal como o Jogger, o primeiro automóvel da Dacia a incluí-lo, poderá acolher este pack. Trata-se de uma caixa 3 em 1 simples, amovível e acessível, que inclui uma cama de casal que se desdobra e que pode ser montado por apenas uma pessoa em menos de 2 minutos (1,90 metros de comprimento e até 1,30 metros de largura), uma mesa de apoio e um espaço de arrumação.
  • Nova grelha de tejadilho, que é extremamente útil para atividades ao ar livre e pode suportar até 80 kg. É fixada sem esforço nas barras de tejadilho modulares na posição transversal ou nas barras transversais disponíveis separadamente, até um peso máximo de 80 kg.

 

Habitáculo mais digital, como a atualidade exige

O novo Duster ilustra a filosofia da Dacia para o progresso tecnológico: “tem de ser sólido, inteligente, acessível e facilitar a vida dos utilizadores, ou seja, aumentar a segurança e o conforto”.

Um novo sistema de infoentretenimento, com um ecrã tátil central de 10,1 polegadas, incluído de série na versão Expression e nas versões superiores e disponível com os dois sistemas multimédia do Duster, nomeadamente o Media Display e o Media Nav Live.

 

Notas finais…

O novo Duster está mais elegante, tem bom aspeto e traz alguns trunfos. Nunca mais os pequenos SUV vão poder oferecer tão pouco, face ao que este novo Duster traz, pelo preço que custa.

As encomendas já estão abertas, com a Dacia a referir que no primeiro mês recebeu perto de 400 encomendas do novo Duster. Mais de 90% das encomendas são dos modelos topo de gama, destacando-se o Extreme com 45% das unidades já encomendadas.

O carro começará a ser entregue em junho de 2024.

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