Pplware

Condução: 6 dicas para conseguir evitar ângulos mortos

Já ouviu certamente falar em ângulos mortos. Esta é uma área circundante ao automóvel em que o condutor, apesar de sentado numa posição adequada, não o consegue visualizar. Esta falta de visibilidade é originada pelo deficiente posicionamento dos espelhos retrovisores e pela ocultação provocada pelos pilares do automóvel.

Há 6 dicas que o podem ajudar a evitar ângulos mortos. Conhêça-as.


Também conhecidos por pontos cegos, os ângulos mortos vão depender do tipo de veículo que conduz. Por exemplo, numa carrinha ou num autocarro, um dos ângulos mortos estará na parte traseira do veículo, o que não acontece tão acentuadamente num carro.

6 dicas para evitar os ângulos mortos

De acordo com o ACP, nem todos os condutores têm a possibilidade de ter um veículo com sistema BLIS (Blind Spot Information System) incorporado. Mas há medidas que evitam os ângulos mortos:

Em 2004, para evitar a sinistralidade decorrente dos ângulos mortos, a Volvo criou um sistema que avisa o condutor através de um sinal luminoso sempre que identifica a presença de um carro ou de um peão.

O BLIS (Blind Spot Information System, ou Sistema de Informação de Ângulo Morto) socorre-se de câmaras, ultra-sons ou até de radares incorporados no veículo, os quais detetam a presença nas áreas em que o retrovisor não permite ver. Quando detetado algo, o sistema avisa o condutor através de sons ou de avisos luminosos.

Leia também…

Exit mobile version