O mercado dos carros usados gera muito dinheiro e é uma excelente opção. No entanto, o facto de ser usado, levanta sempre algumas desconfianças “naturais”. A primeira é saber se os quilómetros são “originais”.
Adulterar o número de quilómetros num carro é, infelizmente, uma prática comum no nosso país. A este nível o comprador pode simplesmente acreditar na palavra de quem vende ou então validar tal informação.
Para isso, uma das práticas mais comuns é solicitar uma declaração ao IMT. De referir que este tipo de declaração apenas é possível para carros usados comprados em Portugal (e não importados).
Como solicitar uma certidão para ver os quilómetros?
Antes de solicitar uma certidão do veículo fique a saber que não precisa de ser o proprietário. Acedendo ao site do IMT, basta ir ao separador Veículos e depois escolher no Tipo de Certidão: Certidão de Inspeções Técnicas.
Deverá ainda indicar, como campo obrigatório, a matrícula do veículo.
Para finalizar terá de pagar 27 euros, isto se o pedido tiver sido realizado online. Caso efetue nos balcões do IMT, o valor sobe para os 30 euros.
Se não quer ser enganado aquando da compra de um carro usado, no que diz respeito aos quilómetros, peça uma certidão de inspeções técnicas do mesmo. O processo é simples, apesar de custar dinheiro. No entanto, vale mais pagar o valor em causa que vir a descobrir que foi enganado.