Apesar de uma ligeira queda dos preços, especialmente no gasóleo, o preço dos combustíveis mantém-se elevado face a outros tempos. O Governo anunciou recentemente que vai manter o desconto nos combustíveis em abril.
Combustíveis: Desconto de 18,2 cêntimos/l, e 19 cêntimos/l na gasolina
O ministério das Finanças revelou que vai manter as medidas de mitigação da subida dos preços dos combustíveis até 17 de abril. Nesse sentido será mantida a redução da carga fiscal equivalente a 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina.
A revisão dos valores das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) foi publicada esta segunda-feira em portaria do Governo, produzindo efeitos até 17 de abril.
O total do desconto na carga fiscal mantém-se inalterado, na medida em que a taxa de carbono se mantém suspensa, aplicando-se os valores de 2021, e os descontos no ISP mantêm-se iguais face ao mês de março, dada a evolução dos preços dos combustíveis verificada nas últimas semanas.
Tendo em conta a redução da carga fiscal, no gasóleo o desconto corresponde atualmente a 18,2 cêntimos por litro, e na gasolina de 19 cêntimos por litro, incluindo o desconto do respetivo IVA, adianta no comunicado.
O executivo também determinou manter a suspensão da atualização da taxa de carbono em março de 2023, resultando num desconto adicional de 13,4 cêntimos por litro no gasóleo e de 12,2 cêntimos por litro na gasolina, face à taxa de carbono que seria fixada em 2023.