Pplware

Segurança? A chave de um Tesla Model S pode ser clonada em apenas 2 segundos

Para além de ser pioneira em muitas tecnologias na indústria automóvel, a Tesla é também conhecida por toda a segurança que aplica nos seus carros, quer durante a condução, quer na proteção dos próprios veículos.

Mas mesmo com toda esta aura de segurança à sua volta, a Tesla está também exposta. Foi isso que uma equipa de investigadores revelarou agora, depois de descobrirem que a chave de um Tesla Model S pode ser clonada em apenas 2 segundos.


São muitas as medidas de segurança que a Tesla aplica nos seus carros, procurando estar constantemente à frente de todos os problemas que possam surgir. Para isso aplica frequentemente atualizações aos seus sistemas.

Um problema de segurança na chave dos Model S

Uma equipa de investigadores da universidade de KU Leuven encontrou um problema grave no sistema de cifra que a Tesla usa para desbloquear o seu Model S.

Segundo o que foi revelado, estes investigadores apenas necessitaram de 2 segundos e de estar ao alcance da chave, em utilização, para que esta fosse clonada. Daí em diante é só entrar no Tesla e partir.

Para realizar este ataque, e para além da presença física, é necessário algum equipamento. Por apenas 600 dólares é possível comprar o Raspberry Pi, 2 rádios, baterias e uma drive para guardar a tabela de chaves, que são necessários para realizar o ataque.

A Tesla já terá resolvido este problema

Com as recentes atualizações de segurança que a Tesla lançou para os seus carros, é muito provável que o problema esteja já resolvido e que a segurança tenha voltado aos carros da marca.

Para além de outras medidas aplicadas, os Tesla contam agora com a possibilidade de ter um PIN no painel de controlo para que o carro seja iniciado. Mesmo que entrem, os ladrões não podem levar o carro.

Os investigadores reportaram este problema à Tesla em agosto do ano passado e a Tesla terá demorado algum tempo a verificar o problema, encontrar a solução e colocar a resolução nos seus carros e nos seus sistemas.

Um problema presente nas chaves de outros fabricantes

Curiosamente, e segundo os investigadores, este problema parece não se limitar à Tesla e estará presente também nos carros da McLaren e da Karma e nas motas da Triumph.

Este problema mostra, mais uma vez, que as questões de segurança excedem os sistemas ativos de proteção e vão também à segurança física dos veículos.

|Fonte

Exit mobile version