Foi no início de fevereiro que surgiu a notícia de que um casal que tinha acabado de comprar um Tesla Model Y tinha ficado literalmente com o volante nas mãos. Mas este não terá sido caso único e o problema já está a ser investigado pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos.
A NHTSA – Administração Nacional de Segurança Rodoviária – anunciou que está a investigar o problema dos carros Tesla Model Y que perderam o volante durante a condução. Segundo a autoridade, são dois os casos sob investigação.
No anúncio pode ler-se que:
O Escritório de Investigação de Defeitos (ODI) está ciente de dois relatórios de desprendimento completo do volante da coluna de direção durante a condução em veículos Tesla Model Y em 2023. Ambos os veículos foram entregues aos proprietários sem o parafuso de retenção (P/N1036655-00-A) que prende o volante à coluna de direção.
A NHTSA está em comunicação com a Tesla e descobriu que ambos os carros afetados tiveram uma “reparação de fim de linha” que exigia a remoção do volante.
Ambos os veículos receberam uma reparação de fim de linha exigindo a remoção e reinstalação do volante. Um ajuste de fricção manteve a ligação entre o volante e as ranhuras da coluna durante a operação até a separação. A separação repentina ocorreu quando a força exercida no volante superou a resistência do encaixe de fricção enquanto os veículos estavam em movimento. Ambos os incidentes conhecidos ocorreram em baixa quilometragem do veículo.
Neste momento, está a ser avaliada a possibilidade de emissão de um pedido de recolha dos Tesla Model Y, caso se considere que este é um problema de produção.
De notar que ainda há poucos dias, a Tesla fez um recall de 3 470 carros Model Y devido a parafusos soltos. Neste caso, parafusos que prendem as estruturas do encosto dos bancos de segunda fila e que podem não ter sido bem apertados.