Pplware

Carros da Tesla passam a detetar buracos na estrada ajustando a altura da suspensão

O problema dos buracos nas estradas não é de todo um exclusivo do nosso país, ainda que muitos julguem que sim. Perante tal problema a Tesla acabou de lançar uma atualização de software muito interessante.

A nova funcionalidade tem como objetivo ajudar a minimizar o impacto dos estragos nas estradas nos seus carros elétricos.


A Tesla lançou uma atualização de software que permite que os seus carros sejam capazes de detetar buracos, pavimento em mau estado, lombas ou outros problemas adversos, tal como se pode ler Electrek.

Esta funcionalidade poderá ser usada para criar dados grosseiros para o mapa rodoviário e acionar a suspensão adaptativa em veículos com suporte para tal, ajustando a altura para maior conforto.

Um maior conforto durante a condução de um Tesla

O objetivo passa por tornar essa informação mais refinada, de forma a que a atuação do sistema eletrónico do veículo se consiga adaptar a este tipo de obstáculos de forma mais eficiente.

De recordar que esta era uma funcionalidade que já tinha sido anunciada em 2020 por Elon Musk e que está finalmente a chegar aos condutores de forma massiva.

Ainda assim, o ajuste de condução só funcionará em carros Tesla Model S e Model X com suspensões adaptativas. Não é evidente, segundo a fonte, que os veículos Model 3 ou Y, ainda que não tenham a funcionalidade de suspensão adaptativa, possam também contribuir para o mapeamento das irregularidades da estrada, algo que poderia ser vantajoso para aprimorar ainda mais a funcionalidade.

A atualização mais recente a ser instalada deverá ser a 2022.20, tendo depois que ser ativada no carro a opção para Suspensão Adaptativa.

Há que referir que, apesar desta ser uma adição importante ao conforto de condutores e passageiros, existem já outras fabricantes que atualmente já são capazes de ajustar a suspensão ao estado da estrada de forma instantânea, como é o caso da Ford.

Exit mobile version