Pplware

Afinal quanto demora a carregar um carro elétrico? Use esta calculadora

Os veículos elétricos trouxeram novos desafios aos condutores. Além das muitas vantagens, há também desvantagens como, por exemplo, o tempo de carregamento das baterias.

Para ter uma ideia do tempo de carga de um carro elétrico, existe uma calculadora que fornece essas informações.


Afinal quanto demora o carregamento de um carro elétrico? E desde os 0% aos 100%? E dos 20% aos 80%? A resposta não é propriamente simples até porque, como acontece no segmento dos veículos tradicionais, existem várias variáveis a ter em conta. No entanto, a principal variável é a potência de carga que depende do tipo de carregador.

Para ajudar os condutores, um grupo de utilizadores criou uma calculadora online onde é possível ter uma ideia dos consumos dos veículos elétricos.

Vamos a um exemplo… Qual o tempo de carga de um Renault ZOE R90?

Para exemplificar  o funcionamento desta calculadora vamos considerar o Renault ZOE R90. Para começar escolha a marca e o modelo, neste caso Renault ZOE R90.

Vamos considerar o carregamento do veículo usando uma tomada monofásica de 32A o que garante uma potência de saída de 7,4 kW. O tempo de carga dos 20% aos 80% será de 3h43m sendo que a velocidade de carregamento será de 64,6 km/h.

Se pretendermos, por exemplo, saber tempo de carregamento da bateria, nas mesmas condições, mas dos 20% aos 90% o tempo de carregamento já será de 4h20m.

Uma das características do ZOE é que tem suporte para tomadas trifásicas. Neste caso, e considerando que o ZOE pode chegar a um máximo de 32A o tempo de carga dos 20% aos 90% será de apenas 1h27m. A velocidade de carregamento é de 193,2 km/h.

O utilizador pode manipular outras variáveis e assim ter um cálculo mais ajustado. A calculadora permite ainda a definição em várias medidas. Era interessante que permitisse ver os preços do kWh em euros. De resto este site está bastante interessante e já disponibiliza informações para várias marcas/modelos.

EV Compare

Exit mobile version