A Volkswagen Autoeuropa é o maior investimento estrangeiro em Portugal, sendo uma fábrica de automóveis multiproduto e multimarca. Em Palmela é produzido, por exemplo, o popular T-Roc. Em 2025 a Autoeuropa vai produzir novo veículo híbrido.
Autoeuropa: Volkswagen tem planos para gastar 600 milhões no novo modelo
A revelação foi do diretor-geral da fábrica da Volkswagen em Palmela, Thomas Hegel Gunther, que referiu ao Publico que “O nosso plano para o futuro inclui um veículo novo, que terá o seu lançamento no final 2025. Será um veículo que vamos produzir aqui, eletrificado. Será um híbrido e acredito que terá grandes hipóteses de ser de grande sucesso”. Thomas Hegel Gunthe referiu que este modelo é atualmente produzido em Portugal e na China e que em Palmela se passará apenas a produzir o novo modelo híbrido.
O Público refere ainda que não é claro se será uma versão híbrida (motor de combustão mais bateria elétrica) do único modelo que aquela unidade está a produzir – o T-Roc -, ou se será outro, explicando que a marca registou o nome comercial ID.Roc, o que gerou a especulação de um sucessor totalmente elétrico, algo que a marca não confirma.
Apesar de alguns rumores menos positivos, esta é sem dúvida uma boa notícia para Portugal por parte da Autoeuropa. Tal informação já foi comunicada aos 5000 trabalhadores. Sabe-se também que a Volkswagen tem planos para gastar 600 milhões no novo modelo, na modernização e na descarbonização. São mais 20% do que os 500 milhões anunciados há ano e meio.