Pplware

BMW tem lítio garantido até 2024 e paga 540 milhões de euros

O lítio tem uma enorme importância na economia do mundo, tanto no presente como no futuro. Portugal está entre os países com grandes potencialidades na extração deste minério. Dizem até que o lítio é o “petróleo de Portugal”. Mas o negócio não foi em Portugal…

A BMW assinou recentemente um acordo com a chinesa Ganfeng Lithium no valor de 540 milhões de euros. Na base deste contrato está o fornecimento de lítio garantido até 2024.


Durante os próximos 5 anos a BMW tem lítio garantido! O negócio de 540 milhões de euros garante à fabricante de veículos automóveis a disponibilidade da matéria-prima.

Infelizmente o negócio não foi feito em Portugal, tendo o acordo sido estabelecido com a chinesa Ganfeng Lithium. A matéria-prima será extraída na Austrália.

Segundo Andreas Wendt,  diretor de compras e redes de fornecedores da BMW:

O volume previsto no acordo é de 540 milhões de euros e o grupo BMW tem assim garantido 100% das suas necessidades de hidróxido de lítio. Esta matéria será usada para os acumuladores de alta voltagem de quinta geração de baterias para veículos elétricos.

Segundo números do próprio grupo BMW, a previsão de vendas de veículos elétricos poderá representar 25% da faturação na Europa em 2021.

A percentagem poderá aumentar para os 33,3% em 2025 e 50% em 2030. Sabe-se ainda que o grupo BMW tem o objetivo de lançar 25 modelos elétricos e híbridos até 2023. Mais de metade dos novos veículos serão totalmente elétricos.

Portugal tem uma das maiores reservas de Lítio

Portugal tem uma das maiores reservas de lítio no Mundo e a maior mina da Europa, explorada pela empresa do Grupo Mota, a Felmica, na região da Guarda, que se estima dispor de reservas para 30 anos de produção. Esta empresa explora ainda mais cinco jazidas.

Exit mobile version