Nos últimos anos têm-se sucedido as chamadas à revisão (urgentes) por parte dos fabricantes de veículos. Desta vez é a BMW que vai chamar às oficinas mais de 1,6 milhões de veículos em todo o mundo por causa de problemas ao nível do circuito de recirculação dos gases do escape.
Relativamente a Portugal o fabricante alemão já revelou que irão ser chamados mais de 25 mil veículos.
Segundo revela a agência Lusa, ao todo serão cerca de 25 100 os veículos da marca BMW que serão chamados às oficinas portuguesas. De acordo com o que foi referido, existe um problema no circuito de refrigeração dos gases do escape que tem de ser resolvido entretanto.
A marca já garantiu que “Não haverá custos para os clientes” e adiantou também que o processo de resolução demora entre uma a três horas, “dependendo se a parte respetiva tem defeito e tem que ser mudada, ou não”. A investigação levada a cabo pela própria BMW revelou que…
… um mau funcionamento do módulo de recirculação dos gases de escape (EGR) pode, em casos extremos, originar um fogo em alguns modelos com motores a gasóleo”. O Grupo BMW decidiu levar a cabo uma ação técnica para verificar o módulo EGR e substituir eventuais componentes danificados em possíveis veículos a gasóleo afetados
Quando combinado com sedimentos de óleo e carvão, este líquido pode tornar-se combustível. Devido às altas temperaturas dos gases de escape nesta unidade, estes depósitos podem inflamar-se e provocar, em casos extremos, um fogo
A marca disse ainda que temos os proprietários cujo veículo esteja afetado por este problema serão contactados. Sabe-se também que este problema afeta veículos da marca que foram produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017.
De relembra que já em agosto deste ano a BMW chamou à oficina 324 mil carros na Europa por risco de incêndio.