A Arábia Saudita quer ser um país futurista e tem apresentado ideias que levam o mundo a assumir que o é, de facto. Agora, as autoridades inauguraram um enorme sistema de metro sem condutor, aclamado como o mais longo do mundo.
Com um comprimento total de 176 km, o metro de Riade começou a funcionar a 1 de dezembro, com a abertura de três das suas linhas (outra linha será inaugurada em janeiro e duas outras seguir-se-ão pouco depois).
Este novo sistema liga os principais distritos, centros de negócios e marcos culturais da capital da Arábia Saudita.
Por prever-se uma capacidade de 3,6 milhões de passageiros diários quando estiver totalmente concluída, espera-se que a rede de comboios reduza significativamente o tráfego rodoviário em Riade e, consequentemente, reduza as emissões de CO2 em cerca de 12,5 milhões de toneladas.
A rede de metro conta com um total de 85 estações. A mais notável de todas é a de King Abdullah Financial District (KAFD), da Zaha Hadid Architect.
Esta apresenta uma disposição cuidadosamente calculada, com o objetivo de facilitar a navegação dos passageiros, e o seu exterior é composto por uma atraente forma curvilínea em treliça, concebida para atenuar o forte calor do verão na capital saudita.
Um total de 69 comboios Alstom Metropolis e 47 comboios Innovia Metro – todos elétricos – estão a ser utilizados para a deslocação das pessoas.
Os comboios estão divididos em três classes: primeira, familiar e individual, e incluem assentos ergonómicos, iluminação LED, ar condicionado e um sistema de informação aos passageiros.
Conforme mencionado, são também automatizados e foram utilizados como parte de sistemas de trânsito sem condutor em Budapeste, Hungria, Sydney, Austrália, e Taipei, Taiwan.
Os comboios não têm condutor. Os movimentos dos comboios são protegidos por um sistema de sinalização de última geração que controla a velocidade dos comboios, garantindo operações suaves e seguras, incluindo a abertura automática das portas dos comboios.
As estações, totalmente climatizadas, estão equipadas com portas de ecrã nas plataformas, impedindo também o acesso de pessoas à via. Os comboios estão equipados com um sistema avançado de informação aos passageiros que lhes fornece informações em tempo real através de ecrãs e altifalantes a bordo do comboio e nas plataformas das estações.
Explicou a Alstom, que forneceu o material ferroviário para o projeto.