A tecnologia que hoje temos acessível nos carros começa a ser explorada para novos níveis. Se usamos o Android Auto ou o Apple CarPlay apenas como centro multimédia e de comunicações, estes podem ser explorados para muito mais.
Esta ideia tem estado a ser explorada e há já uma prova de conceito que demonstra o que pode ser o futuro. O VisibleZone já pode ser usado e deteta e prevê o comportamento dos peões, alertando o condutor para a sua presença.
O Android Auto é perfeito para o VisibleZone
É com recurso ao Android Auto e a uma simples app que o VisibleZone consegue ajudar tanto condutores como peões. Com a ideia de segurança sempre presente, quer garantir que estes dois se conseguem detetar e antever. Desta forma evitam que surjam problemas.
Claro que esta app não se limita a alertar os condutores para a presença dos peões nas proximidades. Associa alguns algoritmos de previsão e apenas em situações que seja adequado, irá alertar os condutores. Para isso vai recorrer à IA na tomada de decisões.
Há muitos desafios associados à possibilidade de sucesso do VisibleZone. O mais importante deles, tanto os utilizadores como os peões devem ter a mesma app presente. Com o crescer da ideia podem surgir concorrentes que fragmentem este conceito.
Condutores e peões só têm a ganhar com esta aposta
A solução poderá ser simples de implementar, bastando que exista alguma vontade. A integração do VisibleZone no Android ou num qualquer serviço de base da Google tornaria esta solução universal. Cabe à Google pensar nesta solução.
Pode haver uma alternativa, temporária ou mesmo definitiva. Esta solução tem um SDK que permite ser usada em outras apps ou serviços. Se acabar por se tornar interessante e visível, pode acabar por ser adotada por muitas mais apps, tornado-se quase omnipresente.
É um conceito interessante e com muita margem de crescimento. Resta saber como será recebida pelo mercado e pelos utilizadores. Se quiser, pode testar já o VisibleZone e verificar como é possível que se torne um padrão na indústria.