Já ouviu falar no Air Car? Numa altura em que muito se aposta nos carros elétricos, o segmento automóvel começa a ter os primeiros carros voadores. É verdade que nos filmes tal já é banal (ex. “Regresso Ao Futuro” – 2015), mas nos próximos anos pode ser uma realidade.
Recentemente um protótipo de carro voador realizou uma viagem-teste entre dois aeroportos. Saibam os pormenores.
Air Car fez viagem de 35 minutos entre aeroportos…
Por agora é apenas um protótipo de um carro voador. A viagem de teste aconteceu entre o aeroporto de Nitra ao de Bratislava, na Eslováquia, e teve a duração de 35 minutos. Stefan Klein, o criador do modelo Air Car, foi o homem que foi ao volante do protótipo.
A aterragem aconteceu às 06:05 (05:05 em Lisboa) e é nesse momento que tudo se transforma. Com apenas um click num botão a avioneta transforma-se num automóvel desportivo… e tudo isto acontece em cerca de dois minutos.
Com asas retrateis e superfícies de cauda dobráveis, o AirCar pode funcionar tanto na estrada quanto no céu, ao contrário de alguns eVTOLs que não podem ser conduzidos como veículos terrestres.
Em 2017, um carro voador, o Aeromobil, marcou um certamente no Mónaco. Nessa altura o veículo conseguiu muita atenção e algum investimento. Contudo, o inventor e designer original, Stefan Klein, que havia deixado a empresa em 2016, começou a trabalhar num outro projeto. Como resultado, a empresa Klein Vision, também com sede na Eslováquia, lançou agora o AirCar e já concluiu voos de teste no aeroporto – saber mais aqui.
Leia também…