Os pneus são dos componentes mais importantes no que diz respeito à segurança dos veículos. O preço dos pneus dependem de vários fatores. Mas afinal quando deve trocar os pneus do seu veículo?
Pneus: olhe para a Banda de Rodagem…
Trocar os pneus no momento certo é fundamental para garantir a segurança e o desempenho do seu veículo. Há vários fatores que podem obrigar à troca, mas a primeira coisa a analisar é o desgaste da Banda de Rodagem (conhecido como Tread Wear Indicator – TWI).
Verifique regularmente a profundidade dos sulcos na banda de rodagem (a parte do pneu que tem contacto com a estrada). Em Portugal, a profundidade mínima legal é de 1,6 mm. Muitos pneus possuem indicadores de desgaste, que são pequenas elevações entre os sulcos. Se os sulcos estiverem ao mesmo nível que esses indicadores, é necessário substituir os pneus.
Mas há outros fatores, como, por exemplo, a idade. Mesmo que os pneus não estejam muito desgastados, é aconselhável substituí-los a cada 5 a 6 anos. A borracha dos pneus envelhece com o tempo, o que pode comprometer a sua aderência e segurança, mesmo que o veículo faça poucos quilómetros.
Verifique também se o pneu tem algum tipo de corte, bolha ou outros danos visíveis nas laterais ou na banda de rodagem.
Há alguns pneus que apresentam um desgaste Irregular. Tal pode ser devido a problemas de alinhamento da direção ou pressão dos pneus ou até mesmo problemas na suspensão.
Não se esqueça também sempre de estar atento à quilometragem. Por norma os pneus podem durar entre 40.000 e 60.000 quilómetros (também aqui dependendo de vários fatores, especialmente do piso onde circulam). Se notar que a aderência ou o desempenho do pneu está comprometida antes de atingir essa quilometragem, é recomendável a sua troca.