Em dois portais digitais é possível saber quantos pontos temos na carta de condução. No entanto, são vários os condutores que se queixam que os pontos não estão corretos. ACP quer que Estado informe sobre retirada de pontos na carta.
Carta de Condução: Tutela revela que questão levantada pelo ACP é “pertinente”
Segundo revela o JN, o Automóvel Club de Portugal (ACP) enviou uma carta ao Ministério da Administração Interna (MAI) a pedir que os condutores sejam notificados sempre que haja retirada de pontos da carta de condução, o que exigiria uma alteração ao Código da Estrada. A tutela já respondeu indicando que a questão levantada pelo ACP é “pertinente” e será tida em consideração.
De acordo com alguns relatos recentes, há condutores que se queixam da falta de pontos. A Carta de Condução por Pontos entrou em vigor em junho de 2016. As mudanças foram significativas, sendo que a cada condutor foram atribuídos 12 pontos. Um condutor pode ter no máximo 15 pontos.
A ANSR referiu que caso os pontos adicionais não estejam contabilizados, estes são atribuídos automaticamente a todos os que não cometeram infrações durante três anos.
A informação sobre os pontos na carta também pode ser obtida no Balcão do Condutor, conforme explicamos aqui.